Sabe aquele brejo repleto de taboa, lama, água por todo canto e de difícil acesso? Lugar em que raramente alguém passeia? Foto: Renata Rizzaro

Gabriela Giovanka e Renato Rizzaro / Conexão Planeta – Pois lá mesmo vive um dos mais raros e ameaçados passarinhos do planeta, o bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris). Único, serelepe, curioso e malandrinho, chega pertinho mas fica na moita, mocozado, observando o movimento. Se quiser conhecê-lo tens que ir até onde ele vive, nos brejos entre o litoral de Santa Catarina e Paraná. E só.

Vive em casal, mas é o macho quem dá às caras. Passa por cima da gente feito foguete e pousa logo ali, noutra moita, seguro, escuro, mimético. Quer saber quem são as figuras de botas cano longo, camisa de manga comprida, chapéu e falando baixinho. Absolutamente felizes! Que coisa…

Depois de algum tempo, ao perceber que é só uma visitinha, relaxa e continua alimentando-se de insetos e chama a fêmea; porém, ela é prudente e só responde de longe. Só dá pra escutar.

Ali, pelas voltas da Reserva Volta Velha, em Itapoá no litoral Norte de Santa Catarina, vivem em constante arrepio, porque os humanos gostam do brejo só aterrado e, aí, já viu: bau, bau, casa, comida, bicudinhos e outros passarinhos menos raros, mas que vivem nas águas quentes e quietas, repletas de abrigo e mosquito, prato predileto dessa bicharada bacana.

O desprezo com este ambiente é notável e onde não tem reserva e preservação, tem lixo. Muito lixo!

O bicudinho segue com cada vez maior dificuldade para sobreviver, buscando um espaço numa das áreas mais abaladas da belíssima e exuberante Floresta Atlântica.

E veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Será distribuído gratuitamente nas escolas municipais de Bujari o livro infanto-juvenil “Bujari. De Seringal a Município” de autoria dos irmão, Tito Torres e Mário Torres, fruto de uma parceria entre a Fundação Elias Mansour, Governo do Acre e Governo Federal. Visando levar mais conhecimento sobre a origem da cidade aos alunos.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo: 

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.