Após cerca de três meses de investigações, a Polícia Civil deflagrou a primeira fase da “Operação Falsa Guia” e prendeu sete pessoas supostamente envolvidas em roubo de gado e uso de Guia de Transporte de Animais (GTA) falsa, na cidade de Feijó, no interior do Acre.

A ação contou com a parceria do Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF). Ao todo, foram cumpridas 10 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Feijó.

Durante a operação, foram apreendidos materiais que, segundo a polícia, comprovaram a efetividade dos investigados nos crimes de roubo de gado, uso de documento falso, falsificação de documento público, declaração de dados falsos, e fraude contra administração pública. A investigação policial teve início em janeiro de 2021.

Conforme a polícia, o crime se consolidava quando o gado era roubado e transportado para fazendas previamente agendadas para receber os animais. Depois disso, os investigados “esquentavam” o rebanho com a falsificação das GTA’S.

Das sete pessoas presas, de acordo com a Polícia Civil, duas delas agiam como “laranja” no esquema de roubo de gado, dando cobertura e fazendo declarações de aquisição de rebanho falsas, o que possibilitava a retirada de GTA’S que, por sua vez, eram usadas no transporte dos animais.

Prejuízos

O delegado Railson Ferreira, responsável pela investigação, informou que a ação criminosa gerou prejuízos à arrecadação de impostos e possibilitou o transporte de animais sem o devido controle sanitário e possível transporte de carga viva de origem duvidosa. Ainda segundo ele, as investigações continuam e devem desdobrar em outras operações.

“Foram movimentadas centenas de cabeças de gado nesse esquema, mas ainda vamos fazer o levantamento do prejuízo, da renda e depois vamos pedir o sequestro dos bens. É uma investigação longa, nesse momento nós caracterizamos o esquenta e os furtos”, afirmou o delegado.

Ainda durante a ação policial, foi possível recuperar 12 cabeças de gado que foram identificadas pelo real proprietário através da marca. Todos os presos foram conduzidos à delegacia do município para prestarem depoimentos e em seguida colocados à disposição da justiça. Com informações do G1 Acre.

E veja Também no Plantão 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo: Os protocolos sanitários devido a pandemia, com o apoio do Prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, através da secretaria municipal de saúde, comandada pela Vice-prefeita Edna Cuiabano, foram realizados os primeiros atendimento do Programa Saúde Itinerante de 2021.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.