RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Após discutir Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, Secretaria de Assistência Social promove celebração de Páscoa em comunidade

Publicados

Política

Assessoria – Em razão da situação delicada criada pelo recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, a titular da pasta, Ana Paula Lima, realizou com a equipe a entrega de sopas e cestas básicas na comunidade Vila Maria, além da distribuição, à tarde, de um nutritivo lanche para cerca de 70 crianças em comemoração à Pascoa.

“É importante manter o contato frequente e frutífero com as comunidades para um maior conhecimento da realidade local para que assim possamos ajudar na proposição de políticas públicas com projetos e programas de maior envergadura e melhores resultados”, destacou Ana Paula Lima, que contou, para a realização desse evento, com o apoio e parceria do Mesa Brasil, por meio do Sesc, e da Farmácia do Consumidor . “Foi uma iniciativa carregada de significado, já que a Páscoa marca a passagem do Criador e a celebração da vida, o que só vem confirmar nosso compromisso maior com os mais necessitados”, garantiu a secretária.

Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes

Antes da ação de Páscoa, na quarta-feira, 31, Ana Paula Lima participou, ainda, de uma audiência pública virtual do Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes (2021-2030), uma das etapas finais do processo de discussão para posterior encaminhamento do Plano para aprovação do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Leia Também:  Governo prepara entrega de vinte novas viaturas para polícias Civil e Militar

Segundo a secretária, o Estado participou de etapas anteriores da construção do Plano e destaca, inclusive, o compromisso do governo do Estado com a política por meio da disponibilidade de orçamento para execução do Plano no Acre, e que isso é fundamental para legitimar os atos praticados pelo Estado e efetivar o processo democrático participativo, dando vez e voz às demandas em relação às crianças e adolescentes.

O Plano Decenal aponta as diretrizes das políticas públicas e ações nas áreas da assistência social, saúde e educação, principalmente para os próximos 10 anos, segundo Ana Paula Lima.

Ela lembrou que as conclusões contidas no documento serão o principal norteador das ações de atenção, legitimação e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O Plano Decenal, garantiu a secretária, representa um marco histórico nestes 30 anos de luta pela implementação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA 1990), que veio consagrar crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, prioridade absoluta da família, sociedade e Estado.

Ana Paula Lima finalizou ressaltando que a audiência pública, que contou com a participação de várias entidades da sociedade civil e instituições públicas integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGOCA), “só vem reforçar o caráter democrático da elaboração de políticas públicas para este setor, coordenado pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente, em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP)”.

Leia Também:  Vereador diz que as coisas não andam em Epitaciolândia por causa de nepotismo do prefeito Tião Flores

E veja Também no 3 de Julho Notícias

Áudio bombástico (Veja abaixo) que relata diretamente a forma como o Vice-governador Major Rocha estava agindo pelas costas do governador Gladson Cameli, vazaram nas redes sociais e estão causando grande polêmica em todo o estado do Acre.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Edvaldo apresenta projeto de decreto legislativo para sustar atos que destituíram diretora e coordenadora de ensino da Escola Armando Nogueira: “oportunizar o direito de defesa”

Publicados

em

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou, nesta quarta-feira (17) um projeto de decreto legislativo que visa sustar as portarias que destituíram dos cargos de diretora, a servidora Ada Cristina Nunes, e a coordenadora de Ensino, Robenilde Mesquita de Abreu. Ambas trabalham na Escola Estadual de Ensino Médio Armando Nogueira. As portarias foram assinadas pelo secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho.

“Nós estamos diante de um novo ato numa escola que tem como símbolo o Armando Nogueira, perseguido pela ditatura, um acreano. Se afastou de forma arbitrária, apressada e ilegal, não apenas a diretora, mas também a coordenadora de Ensino porque expuseram uma prática conhecida de todas as escolas que é a entrega da merenda escolar de qualidade inferior. Quando se abre esse debate, a Secretaria de Educação ao invés de expor quem está cometendo o erro, pune para dizer para as demais escolas que é assim o riscado. Foi por isso que eu tomei essa iniciativa. Eu não vou pedir para nenhum deputado que apoie esse decreto. Só vou pedir a oportunidade para debater na Comissão de Constituição e Justiça esse decreto, na presença delas [professoras destituídas], para lhes contar o que elas me contaram”, disse Edvaldo Magalhães.

Leia Também:  Presidente Nicolau Júnior anuncia nova data para votação da Reforma da Previdência e destaca reuniões com sindicalistas

Ainda de acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado de Educação cometeu “um ato antidemocrático” e “ilegal”, além de “estar se omitindo de tomar providências e joga a responsabilidade para as unidades de ensino”.

“Esse decreto é para provocar a oportunidade do direito de defesa dessas duas profissionais da Educação. Amanhã é dia de paralisação da Educação, estarão em luta. Agora estão querendo transformar as professoras em ladra da merenda escolar. Não se discute que àquele servidor de apoio, que estão com três salários atrasados, eles vão e comem, aliás está proibido”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA