RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Sesacre leva fumacê aos municípios do Alto Acre para conter doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Publicados

Geral

Assessoria – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), e junto à Superintendência do Ministério da Saúde (MS) no Acre e ao governo do Estado de Rondônia, está realizando, nos municípios do Alto Acre, uma ação de borrifação de ultrabaixo volume pesado, popularmente conhecida como “fumacê”, para conter a transmissão de doenças causadas pelo Aedes Aegypti na região.

“O objetivo da ação é cortar a cadeia de transmissão das arboviroses, o que tem maior eficácia com o apoio dos municípios, que têm realizado ações paralelas como remoção de criadouros, tratamento de depósitos e ações de mutirão de limpeza”, afirma o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Na parceria, o governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), emprestou dois veículos com motores pesados acoplados, e cedeu dois técnicos para atuar no Acre por um período de 20 dias.

No acordo firmado entre a equipe técnica do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesacre, os técnicos da Coordenação Geral de Arboviroses do MS e os técnicos de Rondônia, foi traçado um plano de atuação em Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Leia Também:  Peso para caminhões na BR-364 sofre alteração a partir de abril

“Estamos muito gratos pelo apoio dado pelo Ministério da Saúde e pelo governo de Rondônia, que estão realizando um papel fundamental nesta ação para minimizar os impactos dessas doenças entre a população acreana”, destaca o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Sesacre, Gabriel Mesquita.

Sintomas da doença

A dengue se caracteriza pela presença de febre alta associada a dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor pelo corpo e articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, em alguns casos pode haver náuseas e vômitos, sintomas que podem facilmente ser confundidos com os da Covid-19

“É importante frisar a necessidade de buscar atendimento médico o mais rápido possível, a fim de estabelecer o real diagnóstico clínico e evitar um agravamento da situação de saúde”, alerta Gabriel Mesquita.

E veja também no 3 de Julho Noticias:

Veja o Vídeo Abaixo: Por que os governadores viabilizaram contratos de compra de milhões de doses da vacina contra a Covid-19 e o governo Bolsonaro vive dizendo que a burocracia impede aquisição da mesma? A verdade é que o Governo nunca demostrou interesse em vacinação para o povo Brasileiro.

Leia Também:  Vídeo: Casal de sargentos assume casamento a três: “nós conseguimos fazer um sexo satisfatório”

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Representantes de trabalhadores rurais lembram dos 40 anos da morte do sindicalista Wilson Pinheiro em Brasiléia

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA