RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

MP pede nova testagem de idosos em asilo de Rio Branco que testaram positivo para Covid-19

Publicados

Geral

Mais de 20 idosos que vivem em abrigo de Rio Branco são diagnosticados com Covid-19 – Foto: Google Street View

Após um grupo de 23 idosos do Lar Vicentino, em Rio Branco, testar positivo para Covid-19, o Ministério Público do Acre (MP-AC) informou, nesta terça-feira (2) que acompanha o caso e pediu que os abrigados tivessem os testes refeitos. O Comitê Técnico Estadual de Investigação de Eventos Adversos Pós-Vacinação contra a Covid-19 do Acre também acompanha o caso. Com Informações do G1 Acre

No último sábado (28), 23 idosos, dos 54 que vivem no Lar Vicentino, foram diagnosticados com Covid-19. A informação foi confirmada pela diretoria do abrigo, em nota, divulgada no domingo (28). A principal suspeita é que um cuidador possa ter contaminado o grupo. A Secretaria de Saúde Municipal (Semsa) está investigando o caso. Dois idosos morreram.

Nesta terça, o promotor Júlio César de Medeiros, da Promotoria de Defesa do Idoso, disse que as primeiras medidas foram adotadas e que deve ser instaurada uma investigação para apurar o caso. O promotor explicou que o primeiro passo foi adotar as medidas preventivas, e agora deve confirmar os dois óbitos que foram registrados e, posteriormente, a investigação.

“A gente está acompanhando desde que foi lançada a nota. A primeira providência que tomamos foi de tomar as medidas preventivas que a foi a questão do isolamento, posteriormente entramos em contado com a vigilância para fazer a desinfecção do local, que foi realizada e outra providência foi requisitar a realização de teste RT-PCR em todos estes idosos que foram divulgados como positivos”, afirmou.

Comitê também acompanha

O médico Osvaldo Leal, coordenador do Comitê, disse que foi criado o Comitê Técnico Estadual de Investigação de Eventos Adversos Pós-Vacinação contra Covid-19 do Acre, e que uma reunião ocorreu ainda na segunda (1) para discutir e analisar casos relatados de associação da vacinação contra a Covid a quadros de infecção pelo vírus em instituição de longa permanência para idosos.

Leia Também:  Petrobras eleva preço do diesel em 9,5% e da gasolina em 8,1%

“O comitê foi criado há um mês com representação ampla da sociedade, envolvendo vários setores da saúde, MP e é um comitê que tem objetivo específico de fazer o monitoramento e acompanhamento e avaliação dos efeitos adversos pós vacina. Então, mostra mais um cuidado que se tem tido com essa pandemia e trazer tranquilidade para essa população que precisa. Imagine a gente ter um grupo de pessoas focadas especificamente na identificação de efeitos adversos e também na análise dessas situações? O comitê se reuniu na tarde de segunda e fez análise desse caso. O comitê está atento, está analisando todos esses efeitos”, garantiu o coordenador.

Em abril do ano passado, o abrigo registrou a morte de um dos idoso, Andre Avelino, de 82 anos, que foi o terceiro óbito por Covid-19 registrado no estado. No dia 20 de janeiro deste ano, os idosos começaram a ser imunizados com a primeira dose da vacina contra a doença. Segundo a direção, eles tomaram a segunda dose há nove dias.

A coordenadora do Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quilles, reforçou que a vacina precisa de um tempo para poder garantir a imunização da pessoa que tomou as duas doses e que em idosos o prazo pode ser maior.

“A gente entende que a vacina da Covid em um organismo sadio leva em média de 10 a 14 dias para fazer a soro conversão, para reagir e o que nós percebemos é que esse período foi de oito dias. Então, não havia tempo de a vacina fazer o efeito, alcançar o potencial máximo de proteção”, explicou.

Leia Também:  Polícia recupera duas motocicletas no Segundo Distrito de Rio Branco

Veja Abaixo Matéria Relacionada:

Primeira-dama do Estado leva ações de assistência social aos municípios do Alto Acre

E veja também no Plantão 3 de julho noticias:

Veja o Vídeo: Padre Adauto Tavares da cidade de Guaramira fez um desabafo durante uma missa, onde afirmou que o presidente Bolsonaro era um imoral, irresponsável e genocida que tem prazer em matar. ” Em Israel, o 1º Ministro sai nas ruas com um megafone pedindo para o povo ficar em casa, e esse irresponsável sai nas ruas sem máscaras, aglomerando, faltando o respeito com as leis do Brasil, é um homem que não tem moral nenhuma”, disse Padre Adauto. Já o Padre Edson Adélio Tagliaferro da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Artur Nogueira – SP, chegou a chamar o presidente de ‘bandido’ e orientou que eleitores dele deviam se confessar. O Padre Edson recebeu apoio nas redes sociais após sofrer ataques de apoiadores de Bolsonaro e ter sido ‘enquadrado’ pelo bispo responsável pela região. O vídeo viralizou nas redes sociais. 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Homem que bateu em enteado de 6 anos com rodo ainda não teve prisão decretada em Cruzeiro do Sul

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Petrobras eleva preço do diesel em 9,5% e da gasolina em 8,1%

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA