Radares foram desativados pelo Detran-AC em maio de 2019 e prefeitura não retomou serviço — Foto: Duaine Rodrigues/G1/Arquivo

A Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) avalia reinstalar os radares de trânsito, desativados na capital acreana desde maio de 2019. A informação foi confirmada pelo procurador-jurídico da RBTrans, Vicente Araújo Prado, que não deu prazo para o retorno. Com informações do G1 Acre.

“Vamos fechar parceria com a PM para fiscalização, o Detran para operacionalização, e uma empresa capacitada. Vamos ter que abrir um processo de licitação. Isso no momento certo”, destacou.

Antes da volta dos equipamentos, a superintendência diz que pretende resolver outras prioridades, como a crise com o sistema de trânsito público da capital.

Os equipamentos foram desativados em 2019 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) após o Estado rescindir o contrato com a empresa que prestava serviço de monitoramento eletrônico no trânsito de Rio Branco por se tratar de questão de competência municipal.

Em fevereiro do mesmo ano, o governo passou a responsabilidade pela execução da fiscalização de trânsito em vias terrestres do município à prefeitura. Já em julho, a RBTrans informou que não tinha previsão para reinstalar os equipamentos e, apesar da ausência da fiscalização eletrônica, as placas de sinalização que mostram o limite de velocidade estão por toda parte.

As causas que levaram essa desativação são investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF-AC). O órgão federal informou, no início do mês de janeiro, que instaurou um procedimento administrativo e encaminhou ofício pedindo explicações ao Detran, RBTrans e à Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF-AC).

Até a quinta-feira (28), a A RBTrans disse que ainda não foi notificada oficialmente pelo órgão federal.

Intenção de retorno

Ainda segundo o procurador Vicente Prado, a RBTrans entende que tem que cumprir toda legislação municipal de trânsito, entre elas a fiscalização eletrônica. Contudo, a prioridade do órgão apontada pelo prefeito Tião Bocalom é melhorar a qualidade do transporte público, reduzir a tarifa cobrada e resolver a situação com as empresas.

Prado acrescentou que, contudo, ainda não há data definida para essa reinstalação. Ainda segundo o procurador, a superintendência precisa montar uma estrutura para atender a demanda.

“Para funcionar direitinho, precisa de uma estrutura funcionando com a contratação de empresas. Para instalar essa fiscalização, precisamos fazer a sinalização vertical e horizontal em toda cidade. Há prioridade de fazer campanhas também de trânsito, educar os motoristas. Vamos ter que abrir uma licitação, a empresa vem e instala através de estudo pela cidade”, concluiu.

E veja também no 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo: O prefeito da segunda maior cidade do Acre, Zequinha Lima, se pronunciou sobre o decreto com medidas mais rigorosas. O governador do Estado decretou o fechamento do comércio, igrejas, academias e outros. Segundo o Decreto 5.496, durante a Bandeira Vermelha estarão autorizados a funcionar estabelecimentos como supermercados, mercantis e congêneres; farmácias; clínicas médicas, psicológicas, odontológicas e veterinárias; espaços de fisioterapia; laboratórios; óticas; oficinas mecânicas no geral; bancos; hotéis; funerárias; postos de combustíveis; lojas de materiais de construção; indústria em geral com atendimento ao público mediante agendamento; além empresas de alimentos, medicamentos, águas, gás, produtos de limpeza, higiene e de EPIs.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

E veja também no 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo Abaixo: Um adolescente de apenas 11 anos foi resgatada acorrentado em um barril pela Polícia Militar, os militares foram surpreendidos com uma cena deplorável, tratava-se do garotinho acorrentado sem água e sem comida, apresentando subnutrição e desidratação. A polícia apurou que o garoto era mantido naquela situação há pelo menos 7 anos, quando foi adotado pela família. 

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.