RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Sem procissão, fiéis celebram o dia de São Sebastião o padroeiro de Xapuri com carreata

Publicados

Geral

Diferente dos anos anteriores, quando a tradicional festa de São Sebastião,  padroeiro da cidade de Xapuri, no interior do Acre, reunia centenas de fiéis para celebrar o dia 20 de janeiro, neste ano, a celebração não teve procissão por causa da pandemia de Covid-19, porém, contou com uma carreata, no final do dia para manter viva a fé e esperança dos devotos.

O padre responsável pela igreja na cidade, Francisco das Chagas, disse que ainda na madrugada, por volta das 5 horas, foi celebrada uma missa com poucas pessoas, para não aglomerar, depois, a imagem de São Sebastião foi colocada do lado de fora da igreja, onde as pessoas passaram ao longo do dia para fazer suas preces e pagar promessas.

“Ontem fizemos a missa, mas, só com a equipe pequena da paróquia para não ficar o dia do padroeiro sem a missa e, depois das 16 horas, tivemos a carreata. Realmente surpreendeu muita gente, não esperava que tivesse tanto carro”, contou.

O padre disse que não dá pra precisar a quantidade de carros que participaram da carreata, mas acredita que pelo menos uns 200 veículos estavam na homenagem ao padroeiro. Muitas pessoas também seguiram em bicicletas e motocicletas.

Leia Também:  Sancionada lei que proíbe comercialização do cerol e da linha chilena em Rio Branco

Igreja aberta

A igreja também ficou aberta ao longo dia e aqueles que precisaram entrar para pagar suas promessas, entraram, obedecendo as medidas sanitárias exigidas.

A imagem de São Sebastião saiu da igreja, na frente do cortejo, e passou por pelo menos quatro ruas da cidade, onde muitas pessoas esperavam na frente das casas, e retornou ao ponto de partida, onde foi feita a benção das pessoas e carros que passavam.

No final da carreata, teve o tradicional bingo de 40 garrotes, mas, neste ano, ele ocorreu de forma on-line.

“É um vazio muito grande. Acostumado com a igreja cheia de gente, a cidade muito movimentada, e nesse ano tudo parado, não tinha barracas, então foi muito diferente”, contou o padre sobre não ter a celebração no formato que costuma ocorrer.

Mas, apesar desse sentimento de vazio, ao mesmo tempo, ele também viveu a emoção de celebrar em um momento delicado de pandemia.

“No geral, a gente ficou satisfeito porque ocorreu tudo bem, o santo foi colocado do lado de fora para as pessoas fazerem suas adorações. Ocorreu tudo bem, graças a Deus. Foi muito emocionante”, concluiu.

Leia Também:  Mesmo com enchente e pandemia, Prefeitura de Cruzeiro do Sul mantém serviços essenciais de obras

E veja também no Plantão 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo Abaixo: O amor é a força mais poderosa da existência humana. Sem ele perdemos nossa humanidade. É o sentimento que dar sentido a vida, que nos une, que nos torna feliz, mas que pode também nos trazer tristezas e traumas.

Acompanhe nossas redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Pichação assusta bispo Dom Joaquim e comunidade católica do Acre.

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA