Com o período de férias e aumento nas demandas nos hospitais em procedimentos diversos e também devido à Covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) pede que doadores compareçam para fazer doações.

“A gente está com a demanda realmente grande e convocamos porque precisamos que a população compareça. Estamos em um momento de férias que geralmente tem pouca gente no estado. É um período de chuvas também e as pessoas vêm menos ao Hemocentro”, destaca a gerente de assistência do Hemoacre, Tereza Picado.

A gerente diz que é importante que as pessoas continuem comparecendo para doar. Ela ressalta que, às vezes, as pessoas vão doar especificamente por causa de um paciente e que, mesmo assim, pode não ser suficiente.

“O que acontece com plaquetas, por exemplo, não adianta virem 50 pessoas hoje, porque essas plaquetas vão durar só cinco dias e no sexto dia, a gente já não tem mais plaqueta nenhuma, por isso tentamos estimular a população que eles venham regularmente”, diz.

Sobre o aumento das demandas de pacientes, Tereza explica que são parte da demanda normal dos hospitais e também dos casos de Covid-19, que têm influenciado.

“A gente tem a Covid que aumenta a demanda e tem a demanda hospitalar que está aumentada, acima do que é normal nessa época para nós. E a Covid também é responsável por isso, porque o hospital não para”, pontua.

Aplicativo para agendamento

Para incentivar e auxiliar os doadores durante o período de pandemia de Covid-19, o Hemocentro, durante o ano de 2020, criou alguns mecanismos para que esse doador continuasse ativo com as doações.

Em junho do ano passado, o Hemocentro lançou o aplicativo “Sangue Amigo”, para os doadores fazerem o agendamento. O App está disponível nos sistemas Android e IOS, e nele, o doador, além de poder agendar a doação de sangue, pode acompanhar as campanhas do Hemocentro.

Em maio do ano passado, o Hemoacre, para incentivar as doações e abastecer o estoque de sangue, também participou de uma campanha do aplicativo Uber que dava até R$ 20 de descontos para quem for doar sangue. Ação durou cerca de uma semana.

Devido a pandemia, a gerente de assistência orienta que é importante que os doadores continuem fazendo agendamento para evitar aglomerações.

E veja Também no Plantão 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo abaixo: O ano de 2021 iniciou no Brasil com o alto índice na inflação e um grande número de desempregados. Especialistas chegam a dizer que a expectativa é de que os alimentos continuem pressionando a carestia e a alta dos preços se espalhe por outros itens, já que vários reajustes foram postergados por conta da pandemia de covid-19. O Banco do Brasil e Ford anunciaram que no total irão desempregar quase 10 mil trabalhadores.

Acompanhe nossas redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Instagram 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Do G1 Acre