RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde orienta população para cuidados durante período sazonal da dengue

Publicados

Saúde

Assessoria – Dez minutos por dia para realizar a higienização de recipientes cumulativos de água é a recomendação do Ministério da Saúde como medida de prevenção à proliferação do mosquito da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypt.

O uso de água, sabão e escova para higienizar recipientes utilizados para o armazenamento de água, além de evitar o acúmulo do líquido, também é uma das principais orientações da Secretaria de Estado de Saúde o Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Arboviroses, para evitar a proliferação do Aedes.

“É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipiente que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus e plásticos, entre outros”, pontuou a técnica do Núcleo de Arboviroses da Sesacre, Suziane Alves.

A orientação é virar para baixo os vasilhames que não estejam sendo utilizados, manter sempre as caixas d’água fechadas, remover folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e limpá-las.

“Estes recipientes são normalmente encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões. É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador”, salientou a técnica.

Leia Também:  Acre se prepara para se tornar zona livre de aftosa sem vacinação em 2019

Se houver piscina em casa, o morador deve garantir a sua manutenção, com água sempre tratada. Já os pneus inutilizados devem ser entregues para a equipe de limpeza pública, ou mantê-los onde não possam acumular água. Ainda, para quem tem animal de estimação, a orientação é a de lavar os bebedouros com escova, esponja ou bucha, e trocar pelo menos uma vez por semana a água desses recipientes.

A fêmea do mosquito pode colocar até 1.500 ovos, que resistem até 450 dias em baixa umidade e eclodem ao entrar em contato com a água, sendo o período chuvoso o cenário propício para o aumento de casos da doença, exigindo atenção redobrada dos cidadãos.

“A população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas. A prevenção da dengue começa com ações simples, que devem se tornar hábitos”, observou Suziane Alves.

Cuidados com o lixo

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento;

– Tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo;

Leia Também:  Fundação FCCV realiza serviços de melhorias na Unidade de Saúde Francisca Souza Machado, na Vila Santa Luzia

– Separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas e qualquer recipiente que possa acumular água, além de fechá-los bem em sacos plásticos e colocá-los no lixo.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: dores fortes na barriga e/ou vômitos persistentes, mal-estar com transpiração abundante, fraqueza muscular, sonolência e/ou irritabilidade, dificuldade para respirar, hemorragias (sangue nas fezes ou nos vômitos), diminuição na quantidade de urina e queda de temperatura.

Onde ir?

As pessoas que apresentarem os sintomas acima devem procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) do município, que são os postos de saúde.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito será a unidade sentinela da doença do Estado, ou seja, local de referência para o atendimento de dengue e outras doenças causadas pelo Aedes.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco lança campanha nacional de Combate à Sífilis

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  No Acre, médico vidente da UPA é acusado de atender olhando somente na ficha do paciente

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA