RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual comemora 20 anos de funcionamento

Publicados

Saúde

A Fundação Dorina Nowill, parceira do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/AC), realiza na tarde desta segunda-feira, 14, das 15h às 17h, uma live com o tema CAP/ACRE: contribuindo com a inclusão, no canal da instituição no YouTube, em comemoração aos 20 anos de existência do centro.

Como o cenário atual não permite aglomeração de pessoas, devido à pandemia da Covid-19, a coordenação do CAP/AC optou por comemorar a data por meio de uma live com o objetivo de resgatar as principais ações e conquistas ao longo dos 20 anos.

A programação conta com a mediação de Ezequiel Mariano, da Fundação Dorina Nowill, e Gercineide Maia, do CAP/AC, além de acessibilidade em libras e audiodescição, com a participação de alunos, professores e ex-coordenadores da instituição. A live aborda a história do CAP/AC, que contribui significativamente para a inclusão de alunos com cegueira ou baixa visão e é referencia no estado e na região Norte.

“Vamos falar sobre os atendimentos que o CAP realiza, que é a produção de material em braile, áudio, livro digital acessível, produção de materiais adaptados em alto relevo, enfim, todo otrabalho que nós oferecemos como a revisão de material, dentro dos núcleos que existem dentro do CAP”, explicou Cristina Nogueira, coordenadora do CAP/AC.

Leia Também:  Ministério da Saúde estima comprar 9 milhões da Vacina Coronavac, para iniciar aplicação em Janeiro

O CAP/AC tem como objetivo principal fortalecer o acesso à escolarização de alunos com deficiência visual incluídos nas escolas do ensino regular, em suas várias modalidades, níveis e etapas, através da produção de livros em formatos acessíveis, como braille, digital, áudio, ampliado, entre outros, além de promover a orientação e formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala comum e comunidade em geral.

“Hoje o CAP/AC está completando 20 anos de sua fundação e, ao longo da história, tem crescido, tendo em vista a participação das pessoas com deficiência visual, da família e da Secretaria de Educação”, comentou a professora do Livro Digital Acessível, Gercineide Maia, uma das mediadoras da live.

A Fundação Dorina Nowill é uma organização brasileira, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Tem como objetivo promover a inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência visual, para juntos transformar vidas e a sociedade.

Há mais de 70 anos se dedica a inclusão de pessoas com deficiência visual, trabalhando com a oferta de cursos, capacitações, consultorias e distribuição gratuita de livros acessíveis em Braille, falados e digitais, além de serviços especializados para as pessoas com deficiência visual e suas famílias nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul dá início ao Programa Saúde na Comunidade

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza mais uma ação de Saúde na Comunidade Boa Hora

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Acre registra 25 casos de coronavírus nesta sexta-feira, em dez dias, um caso de Brasileia aguarda resultado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA