A proposta aprovada pelos clubes que disputam o Campeonato Acreano para que o estadual 2021 seja realizado no formato de pontos corridos agradou a maioria dos internautas. Através de votação em enquete proposta pelo ge no decorrer desta semana, 75,21% dos internautas acreditam que a nova fórmula é a mais justa para definir o campeão.

Contrários ao novo modelo, 24,79% dos que votaram veem a mudança como prejudicial aos clubes menores.

O Campeonato Acreano muda de formato após três temporadas. Desde 2018 o estadual estava sendo disputado com os clubes divididos em dois grupos. No primeiro turno os clubes do grupo A enfrentavam os do grupo B. No segundo turnos os times se enfrentavam dentro do próprio grupo.

Em ambos os turnos, primeiro e segundo colocados de cada chave avançavam às semifinais, disputadas em jogo único. Os vencedores de cada turno decidiam o título estadual em duas partidas. Caso um clube conquistasse os dois turnos – como aconteceu em 2020 com o Galvez –, era declarado campeão estadual.

Em 2021 a competição será disputada em pontos corridos, sendo o primeiro turno com todas equipes e o returno com os quatro melhores classificados. A proposta foi apresentada pelo presidente do Rio Branco-AC, Valdemar Neto, e ganhou apoio da maioria dos dirigentes na reunião realizada na última segunda-feira, na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), em Rio Branco.