RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Paralisia de Bell (Temporária): entenda o evento adverso de 4 voluntários da vacina americana Pfizer

Publicados

Saúde

Quatro voluntários que receberam a vacina da Pfizer/BioNTech contra covid-19 desenvolveram uma condição rara chamada paralisia de Bell, que é um tipo de imobilidade temporária de parte do rosto.

Os dados constam nos estudos de fase 3 da vacina que foram encaminhados à FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos.

“Esses casos ocorreram aos 3, 9, 37 e 48 dias após a vacinação. Um caso (início em 3 dias após a vacinação) foi relatado como resolvido com sequelas dentro de três dias após o início, e os outros três foram relatados como continuando ou resolvendo a partir do corte de dados de 14 de novembro de 2020 com durações contínuas de 10, 15, e 21 dias, respectivamente”, diz o relatório da FDA.

Segundo o documento, a frequência observada dos casos de paralisia de Bell “é consistente com a taxa de fundo esperada na população em geral” — 21.823 pessoas receberam a vacina nesta etapa dos testes e outros 21.828 tomaram placebo.

Com base nisso, a agência norte-americana avalia que “não há uma base clara sobre a qual concluir uma relação causal [entra vacina e a condição] neste momento, mas afirma que “recomendará vigilância para casos de paralisia de Bell com a implantação da vacina em populações maiores”.

Leia Também:  Secretaria de Saúde alerta população sobre importância da imunização contra influenza no período chuvoso

A paralisia de Bell é o enfraquecimento repentino ou paralisia dos músculos em um lado da face devido à disfunção do 7º nervo craniano (nervo facial), de acordo com o Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento.

Este nervo é responsável pelos movimentos do rosto, estimula a salivação e as glândulas lacrimais, além ter funções auxiliares no paladar e audição.

Os sintomas incluem dor atrás do olho, que evolui para fraqueza moderada e até completa de apenas um dos lados do rosto. O resultado é que a face fica lisa, sem expressão.

Apesar disso, alguns pacientes sentem a face torcida. Segundo o Manual Merck, isso ocorre “porque os músculos da parte não afetada têm tendência a direcioná-la nesse sentido, sempre que realizam uma expressão facial”.

As causas podem ser uma infecção viral (principalmente pelo vírus que causa o herpes simples) ou alguma doença imunológica que faz o nervo facial inchar.

A maioria das pessoas se recupera completamente depois de vários meses, com ou sem tratamento. Medicamentos corticosteroides podem ser usados, sob orientação médica, além de fisioterapia. R7. COM

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Acre é o único da região Norte com posto de coleta de leite humano

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Secretaria de Saúde alerta população sobre importância da imunização contra influenza no período chuvoso

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA