RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

UPA do Juruá já realizou mais de 50 mil atendimentos em 1 ano de funcionamento

Publicados

Saúde

Macson Rosas durante ato solene de comemoração de aniversário da UPA do Juruá – Foto: Marcos Santos

Um novo olhar para a população do Juruá. Assim podem ser definidos os trabalhos que são realizados pelo governador Gladson Cameli, e na Saúde não é sido diferente. Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 2019, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já atendia por decisão governamental desde o dia 11.

Em meados de novembro de 2019, a população sofria com uma grande epidemia de dengue na regional. Sensibilizado em poder garantir a assistência aos moradores dos sete municípios que compreendem o Vale do Juruá, o governador determinou a celeridade das obras para a entrega da primeira UPA do Juruá, que recebeu o nome de Jaques Pereira Braga.

“Iniciamos nosso trabalho enfrentando um surto de dengue em nossa região e que, graças a Deus, a nossa unidade foi aquele fator positivo, que ajudou as demais unidades que estavam sobrecarregadas”, explica o gerente-geral da Upa do Juruá, Macson Rosas.

Leia Também:  Criança infarta na Fundhacre, Samu nega ambulância e médica paga Uber até o PS

Durante um ano de funcionamento, a unidade já realizou mais de 53 mil atendimentos e quase 20 mil exames de raio-x, laboratoriais e telediagnósticos. Atualmente, são mais de 160 funcionários que trabalham no formato de escalas e plantões alternados.

Além dos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá, a UPA também atende pacientes de municípios vizinhos vindos do Amazonas e, também, do Peru.

“Após esse surto, logo veio a pandemia durante a qual também ajudamos as outras unidades. A UPA veio para somar na saúde da região e ajudar toda a população principalmente com relação às peculiaridades como os atendimentos de pacientes de localidades distantes como os seringais”, acrescenta o gerente.

A enfermeira Glaucia Braga trabalha na unidade desde a sua inauguração e conta que com seus 11 anos de experiência atuando em diversos setores, gosta de atender na emergência da UPA.

“Eu gosto muito de trabalhar aqui, pois estamos cuidando da nossa população. Percebo que estamos tendo aumento na demanda, pois a população vem e tem resolutividade de seus problemas e isso é muito gratificante”, destaca Glaucia.

Leia Também:  Oficina sobre saúde da criança ocorre em abril

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul realizou mais de 50 mil exames no mês de março

Publicados

em

O Centro Municipal de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, localizado no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, realizou mais de 50 mil exames no mês de março. Foram 55.512 análises laboratoriais para diagnosticar diversas patologias e exames de imagens garantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. No Centro há 400 tipos de análises laboratoriais disponíveis para a população, além de 12 tipos de ultrassonografia.

Com o horário de funcionamento das 6h às 11h e das 13hs às 17h, o laboratório recebe mais de 100 pacientes por dia. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, no dia marcado, os pacientes comparecem no Centro de Diagnóstico para coletar o material.

Os resultados são entregues em até 48 horas. Já os exames sorológicos demoram até 7 dias. Todos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

“A rapidez do diagnóstico é fundamental para que o paciente possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível”, destaca o prefeito Zequinha Lima.

Exames realizados

Leia Também:  89% dos brasileiros querem tomar a vacina contra coronavírus

Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro realiza exames de sorologia para hepatites, HIV, leptospirose, dengue e chikjngunya. Diagnósticos bacterológicos para tuberculose, hanseníase e para leishmaniose e os de sorologia, bioquímicos, hematologia, parasitologia, ultrassonografia, urianálise, leishmaniose, imunologia, turbeculose e hanseníase. No ano passado, o município também passou a realizar exames hormonais.

“Ampliar a capacidade de atendimento no Centro de Diagnóstico foi uma preocupação nossa para assegurar uma assistência de saúde mais eficiente para a nossa população”, garantiu Zequinha.

Ideane Alencar, gerente de papelaria, procurou o centro de diagnostico para fazer hemograma completo, creatinina, fezes e urina. “Se temos essa oportunidade de fazer exames seguro e gratuito temos que aproveitar “, conta.

A Maria Leideane Amaral de Lima, de 39 anos, Cuidadora de idoso procurou o centro de diagnóstico para fazer exame de sangue e urina. “Eu acredito que eu gastaria uns R$ 50 para fazer no particular, então é muito bom ter tudo gratuito assim, economizamos e o dinheiro rende mais”, destacou.

Exames de imagens

Somente no mês de março, foram realizados 1.115 exames de imagem como a Ultrassonografia de mama, abdominal, transvaginal, obstétrica, pélvica, mãos, pés, testículos, parede abdominal, próstata, partes moles e de vias urinárias. A aposentada Maria Vania Nogueira da Silva, procurou o centro de diagnóstico para fazer exame ultrassom para os rins. “Eu fico feliz porque as vezes o que a gente ganha não dá nem comprar um remédio, imagina para fazer ultrassom. A gente vem, é bem atendido e faz tudo de graça ”, disse.

Leia Também:  Criança infarta na Fundhacre, Samu nega ambulância e médica paga Uber até o PS

“Não temos muita condição de pagar exames, então essa é a oportunidade que temos, e isso é muito bom. Já fiz exame do coração e coluna, tudo de forma gratuita. Já fiz sete cirurgias, então sempre faço exames, tanto eu quanto minha família”, pontou a agricultora, Luziana Silva.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA