RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Segurança instala Conselho Integrado de Gestão para reduzir índices de violência e alcançar metas em 2021

Publicados

Geral

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instalou o Conselho Integrado de Gestão Operacional (Cigo), formado por representantes das políciais Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O conselho será presidido pelo secretário adjunto da Sejusp, Maurício Pinheiro, e um de seus principais objetivos é atuar na redução dos índices de criminalidade no estado. 

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar dos Santos, reuniu todos os membros do conselho na manhã desta quarta-feira, 9, quando apresentou o Plano Nacional de Segurança Pública, seus indicadores e as metas que devem ser alcançadas no ano que vem.

Entre as principais estão a redução no número de homicídios e crimes violentos, enfrentamento às estruturas do crime organizado, elevação do nível de percepção de segurança da população, fortalecimento do aparato de segurança e do controle nas regiões de fronteira, portos e aeroportos e redução da violência contra a mulher. 

De acordo com o secretário, as variáveis utilizadas nos indicadores da criminalidade mostram que em 2019, o Acre foi o 3º estado que mais reduziu o número de homicídios. A instalação do Cigo, ele explica, vai estabelecer metas que precisam ser alcançadas a partir das ações integradas das forças de Segurança, com a criação também do Centro Integrado de Inteligência, que reunirá todas as informações necessárias para ofertar o suporte nas ações de combate ao crime. 

Leia Também:  Governo e Infraero discutem obras do aeroporto de Rio Branco

“Vamos estabelecer metas e cobrar resultados. Ao definirmos essas ações para impactar na redução dos indicadores de violência, vamos empregar toda a estrutura necessária para atingirmos nossas metas”, pontua. 

Para 2021, pelo que foi elaborado no planejamento estratégico do Cigo, estão entre as principais metas as seguintes ações: aumentar a elucidação de delitos, reduzir crimes contra vida e roubos, promover recuperação de bens e patrimônio, prevenir e reprimir situações de exploração sexual. 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Missão contra crimes ambientais é marcada por solidariedade aos moradores do Chandless

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA