A tradicional queima de fogos que ocorre no réveillon na Gameleira, Segundo Distrito de Rio Branco, está cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sérgio de Carvalho, nesta quarta-feira (9) à Rádio CBN Rio Branco.

A capital acreana totaliza mais de 16 mil casos de Covid-19 até esta quarta, conforme o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Cerca de 463 pessoas morreram vítimas da Covid-19 em Rio Branco.

A festa é organizada pela Prefeitura de Rio Branco e costuma reunir milhares de pessoas às margens do Rio Brando para celebrar a virada do ano. Em 2019, a prefeitura informou que a festa reuniu centenas de pessoas. Além disso, a programação incluiu uma queima de fogos de 20 minutos.

“2020 é um ano muito complicado e, assim como outras capitais, também não vamos estar fazendo a nossa tradicional queima de fogos, que é uma festa tão bonita. Ano passado, lá na Gameleira, acredito que tinha cerca de 100 mil pessoas, mas esse ano, por responsabilidade, a Prefeitura de Rio Branco não vai realizar, justamente por conta desse momento em que estamos vivendo, também por causa do aumento de casos aqui e no Brasil”, destacou Sérgio de Carvalho.

O diretor destacou que se chegou a levantar algumas hipóteses para homenagear as vítimas da doença, mas foram canceladas para evitar aglomeração. Contudo, a prefeitura organiza uma celebração para o aniversário de Rio Branco, que completa 138 anos em 2020.

“Qualquer coisa que a gente fizer gera aglomeração. Vamos ter, no aniversário da cidade, algumas atividades como a comenda, que é dada aos moradores que se destacaram”, concluiu.

Por G1 Acre