RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Aporte da prefeitura vai garantir 114 ônibus na pandemia e teve aval do MP, TJ e TCE

Publicados

Tudo sobre Política

A prefeitura de Rio Branco está refutando a denúncia de que pretenderia fazer um aporte de recursos sem autorização para as empresas de ônibus. Ao contrário está apenas executando um acordo no interesse da população, que foi ampla e democraticamente acertado com Tribunal de Justiça, O Tribunal de Contas, o Ministério Público e a prefeitura;

O objetivo é garantir a continuidade e a expansão do serviço público de transporte coletivo, profundamente atingido pela crise da pandemia. Serão 114 ônibus que serão garantidos para as diversas linhas, melhorando o atendimento e garantindo o emprego dos funcionários do transporte coletivo, ameaçados de demissão se o sistema entrar mesmo em colapso.

A superintendente da RBTRANS, Sawana Carvalho, foi à Câmara Municipal fazer uma explanação prévia do acordo, que envolveu os órgãos de fiscalização, a justiça e a prefeitura, para a reposição de perdas do sistema de transporte coletivo em decorrência da pandemia.

A superintendente explicou que as empresas não estão conseguindo manter o pagamento dos motoristas e demais trabalhadores. As planilhas foram analisadas pelo TJ, TCE, MP e RBTRANS e a conclusão foi pela necessidade de aporte de recursos, que só pode ser viabilizado com o PL enviado pelo executivo aos vereadores, que já estavam a par do problema.

Leia Também:  Governo assina termo de doação de terreno para construção de nova sede da Assembleia Legislativa do Acre

Sawana Carvalho agiu de boa-fé ao iniciar essas tratativas com os vereadores. Eles terão acesso a todas as planilhas e o acordo em mãos para analisar, com o aval dos órgãos citados.

A prefeitura vê interesses políticos no interesse de inviabilizar o fim da gestão Socorro Neri com uma crise no transporte coletivo. E ressalta que não há nenhuma relação entre esse aporte e a subvenção das passagens de ônibus para os estudantes.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Senador Petecão pede ao FNDE prioridade para a conclusão de obras educacionais inacabadas e paralisadas no Acre

Publicados

em

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu nesta quarta-feira (17) com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para tratar do programa “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante” do governo federal.

De acordo com o senador, esse programa – iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE – representa um investimento significativo de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, dinheiro direcionado a obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, incluindo reformas, ampliações de estruturas educacionais e coberturas de quadras esportivas.

Sua preocupação é ser este um ano eleitoral, pois a legislação, neste caso, impõe limitações a contratações para efeito de retomada de obras paralisadas e inacabadas, o que, em sua opinião, pode causar ainda mais atraso nesses serviços.

“Temos várias obras que precisam urgentemente ser retomadas no estado, inclusive em municípios isolados, como Jordão. Precisamos avançar o quanto antes e dar celeridade aos processos, senão vai ter que ficar tudo para novembro. Se não agilizarmos logo, quem vai perder com isso é a população”, disse Petecão.

Leia Também:  Senador Sérgio Petecão disponibiliza R$ 300 mil para socorrer as vítimas da alagação em Rio Branco

Esclareceu que atualmente existem 29 obras em processo de retomada no Acre, dependendo de análise de repactuação para serem continuadas. Essas obras estão distribuídas da seguinte forma:

  • Acrelândia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomar e Xapuri, cada município com uma obra;
  • Capixaba, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus, com duas obras cada;
  • Mâncio Lima e Tarauacá, com três e oito obras inacabadas, respectivamente.

Para a presidente do FNDE, a iniciativa do senador acreano é muito importante. A pedido do parlamentar, ela irá agendar uma visita ao estado no próximo mês, juntamente com sua equipe técnica, para desembaraçar os trâmites das obras. Segundo explicou, solicitará a seus assistentes que incluam as obras paralisadas e inacabadas do Acre no programa “Desembaraça FNDE”, para que já durante a visita se tenham resultados concretos.

“Vou autorizar o Desembaraça para o Acre. Assim, no próximo mês, durante a visita que vou agendar ao estado, já tenhamos várias obras repactuadas e com as obras aptas a reinício imediato”, afirmou Fernanda.

Leia Também:  Jesus Sérgio apresenta emenda à MP para que ProUni continue voltado para estudantes de baixa renda

Programa FNDE Chegando Junto

Outro assunto discutido pelo senador é levar o programa FNDE Chegando Junto para o Acre. Para Petecão, é importante a inclusão do estado na próxima fase desse programa.

O FNDE Chegando Junto visa levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do País. Atualmente, o projeto está em execução no Amapá e na região do Marajó, no Pará.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA