RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mais de 340 cirurgias de catarata são realizadas em três dias

Publicados

Saúde

“Um novo olhar”, assim pode ser descrita a satisfação dos mais de 340 pacientes que participaram do mutirão de cirurgias oftalmológicas realizadas pelo governo do Estado.

Em três dias, 30,31 de outubro e 2 de novembro, quatro equipes atuaram continuamente para devolver a visão de centenas de acreanos que estavam acometidos pela catarata, doença que causa lesão ocular, provocando a cegueira, e requer a necessidade de cirurgia de facectomia.

Aldeni Vasconcelos, moradora de Rio Branco, de 56 anos de idade, há dois anos aguardava pelo procedimento para retirada da catarata do olho esquerdo, pois o outro já havia sido operado há três meses.

“Me ligaram na sexta-feira e vim com minha filha. Foi ótimo e rápido, graças a Deus; antes eu não enxergava nada, se fechasse o olho direito não enxergava mais, agora estou bem e vendo tudo”, relata.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) por meio de contrato de convênio com o Hospital Oftalmológico do Acre (HOA), significa não somente um esforço por parte da gestão para reduzir a demanda de cirurgias mas, principalmente, a atitude humanizada e o compromisso firmado pelo governador Gladson Cameli em garantir o acesso à saúde para todos.

Leia Também:  Saúde Pública: prioridade que não passou despercebida no Acre

“Com o aval e total apoio do governador, estamos retomando os mutirões de cirurgias de diversas especialidades não somente na capital, mas também em outros municípios, como Tarauacá, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul”, pontua o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Vindos de vários municípios, muitos aguardavam há mais de quatro anos pelo procedimento, que foi possível graças a um novo convênio firmado por meio de chamamento público.

“Nosso trabalho em prol da população não irá parar, está sendo feito todo um trabalho de reorganização considerando o período de pandemia, para que possamos dar continuidade aos serviços que são de suma importância para garantir uma saúde de qualidade aos que necessitam”, destaca Bestene.

Muitos estavam à espera, como Nivaldo Prudêncio, de 66 anos, que fez seu primeiro exame em 2017, em Sena Madureira, quando foi identificada a necessidade de cirurgia de catarata, prevista para janeiro de 2021, mas foi antecipada.

“Me chamaram no último fim de semana e cheguei nesta segunda-feira [2], vim com minha filha para fazer o procedimento, agora é só esperar o período de recuperação e operar o outro olho,” conta Nilvaldo.

A gerente de Assistência do TFD da Sesacre, Ana Cristina Messias, explica que a programação inicial era fazer 120 cirurgias de retina, mas os profissionais, ao iniciarem as avaliações, constataram que havia a necessidade também das cirurgias de facectomia, o que estendeu a ação a mais de 400 pacientes, e desses 346 foram operados.

Leia Também:  ArteCura leva alegria para pacientes do Huerb em Rio Branco

“Foram atendidos os pacientes que aguardavam na fila de espera da Fundhacre e também do Tratamento Fora de Domicílio [TFD]”, explica a gerente.

Qualidade no Atendimento

As cirurgias foram realizadas na Santa Casa, por quatro equipes que se revezaram durante os procedimentos.

“Abrimos três centros cirúrgicos para que ocorresse tudo bem, evitando aglomerações. Sempre temos o revezamento para que os médicos e pacientes tenham qualidade na cirurgia”, esclarece o oftalmologista Eduardo Veloso.

Além do retorno pós-cirúrgico, os pacientes serão acompanhados no período de 30 dias, para prevenir o caso de alguma intercorrência. “A cirurgia de catarata prevê três retornos, que podem ocorrer entre o primeiro e segundo dia, entre o sétimo e décimo dia e uma avaliação para alta médica, com 30 dias. O que pode surgir de intercorrência é pressão alta, mas isso é normal e fazemos todo o acompanhamento”, explica Eduardo Veloso.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Porto Walter participa de oficina da Amazônia Solidária para debater sobre cobertura vacinal

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA