RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Secretaria de Estado de Saúde: No Acre, casal faz conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal

Publicados

Saúde

Concentrada na tela do celular e abrindo largos sorrisos, Ana Vitória, de 10 anos, tem uma energia de deixar qualquer pessoa boquiaberta. Filha do coração do administrador Cleiver Lima e da agrônoma Cleísa Brasil, ela chegou ao seio da família com 9 meses de idade, pesando três quilos.

“Quando a gente conheceu a Vitória, sabíamos que ela tinha uma síndrome, mas não sabíamos qual. Ela nasceu aos seis meses de gestação, pesando 1 quilo”, relatou Cleísa Brasil. A menina do doce sorriso nasceu com a síndrome alcoólica fetal (SAF), causada pelo consumo de álcool em qualquer período durante a gravidez.

Vitória não fala, mas ela tem um jeitinho todo especial e único de se comunicar. Por exemplo: ela pressiona a perna do pai para alertá-lo de que ela precisa ir ao banheiro.

Os códigos de comunicação de Vitória foram criados aos poucos e exigiu todo cuidado e atenção dos pais: “Não é fácil cuidar de uma criança especial, os ensinos têm que ser aos poucos e criar uma rotina. Eu acordo 4 horas da madrugada e vou ao quarto dela para que ela possa entender que precisa ir ao banheiro”, conta Cleiver Lima. Completa a mãe: “E ela é muito ativa!”.

Leia Também:  Secretaria de Saúde realiza "Encontrão de Qualidade de Vida"

A pequena Vitória é o motivo pelo qual o casal iniciou uma luta para conscientizar as autoridades e a população sobre o consumo de álcool na gravidez.

Uma das referências nacionais a respeito da síndrome, o casal vai aos poucos galgando degraus para que sejam criadas regulamentações para a SAF. Além disso, Cleiver e Cleísa fazem uma busca incessante para difundir informações sobre a síndrome.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a programação deste ano está sendo realizada por meio de webinários, com discussões voltadas para a contextualização da síndrome, o papel do geneticista na SAF e as formas de prevenção.

9 de setembro

O Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal ocorre nesta quarta-feira, 9. A data é um importante marco para que os países se voltem para a questão e para que as autoridades e população se informem cada vez mais sobre a síndrome.

A Síndrome Alcoólica Fetal

O uso de álcool durante a gravidez é o causador da SAF, não há uma pesquisa estipulando a quantidade, pois até mesmo um gole de cerveja já pode fazer com que a criança nasça com a síndrome.

Leia Também:  Serviços de saúde mental são reforçados no período da pandemia

Durante o momento em que a grávida ingere a bebida, o embrião passa a receber menos oxigênio, impedindo o desenvolvimento do cérebro e órgãos. Assim, ao nascer, a criança pode apresentar má formação dos membros, dificuldades motoras e limitações intelectuais.

Por ser uma síndrome pouco conhecida e que envolve diversas questões e estigmas, os percalços são maiores e as dificuldades mais frequentes, mas nada que os pais Cleiver e Cleísa não vençam diante do amor pela filha.

“A Vitória a gente tem que cuidar porque ela chega e já quer abraçar todo mundo. Outras crianças com SAF podem ser mais tímidas, o que não é o caso dela”, conta a mãe, orgulhosa da evolução da filha.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) irá disponibilizar aos profissionais uma capacitação para que crianças que nasçam com a síndrome sejam o quanto antes identificadas para que possam receber o tratamento adequado.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Saúde: transplante de ilhotas pancreáticas pode facilitar a vida de diabéticos

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA