RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política Destaque

Exemplo de compromisso: Ações de saúde trazem dignidade a população Urbana e Rural de Guajará

Publicados

Política Destaque

A secretaria de saúde do município, tem um planejamento semanal de atendimento itinerante. A população da cidade e das comunidades rurais, antes tinham que se deslocar até Cruzeiro do Sul e tentar a sorte. Muitas das vezes retornavam para Guajará sem conseguir agendar consultas, médicas e muito menos odontológicas e agora podem fazer isso sem sair da cidade.

Toda terça-feira, a Unidade de Saúde Geraldo Lopes de Oliveira realiza mutirão de atendimentos a comunidade. São médicos, dentistas, exames ginecológicos, ultrassonografias e distribuição de medicamentos dependendo do diagnóstico do paciente.

Nesta última quinta e sexta-feira, a Unidade Fluvial de Saúde realizou outra grande ação de saúde. Foram atendidas as famílias de comunidades ribeirinhas, que ficam no entorno do Rio Juruá e Gama.

O secretário de saúde Bráz Melo, acompanha e lidera a equipe de perto, seguindo todas as orientações do prefeito Ordean Silva e do vice Adailton Melo, que desde que assumiram o primeiro a mês da gestão, fazem um trabalho que revolucionou atenção básica em saúde dos cidadãos Gujaraenses.

Leia Também:  Governador Gladson Cameli abandona obra de reforma do único Ginásio de Esporte em Marechal Thaumaturgo e gera revolta nos desportistas local

Segundo Ordean, esse trabalho ganhou um reforço com a chegada da UBS Fluvial e a tendência é aumentar ainda mãos a capacidade de atendimento.

“Estamos tendo um olhar diferenciado para a saúde de Guajará, pois era constrangedor ver uma grávida ter se deslocar até Cruzeiro do Sul, para realizar um exame de ultrassom, um Jovem ir atrás de um dentista ou um ribeirinho ter que esperar o Navio da Marinha uma vez por ano, para poder se consultar. Com trabalho e dedicação nós mudamos essa realidade e é isso que nos dar força para continuar trabalhando mais ainda”, disse Ordean.

Guajará é destaque entre as cidades do interior do Amazonas, como município que mais trabalhou ações no controle e combate a Pandemia do Coronavirus. Hoje a doença estar em queda, o número de novos infectados é mínimo, fruto de ações preventivas desenvolvidas pela prefeitura município.

Veja a galera com algumas das imagens do último atendimento.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política Destaque

Deputado Edvaldo Magalhães denuncia que afastamento de diretora de escola pelo governo de Gladson Cameli foi arbitrário

Publicados

em

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) rechaçou a deposição da professora Ada Cristina Nunes Azevedo, do cargo de diretora da Escola Estadual Armando Nogueira, localizada em Rio Branco. De acordo com o parlamentar, está havendo uma ‘perseguição’ contra a trabalhadora.

“Bastou sair esse vídeo para que rapidamente se tirasse da cartola, como um coelho inventado de último minuto, uma decisão da Secretaria de Educação e um ato do secretário de Educação: afastamento da diretora daquele estabelecimento de ensino. Porque se instalou uma sindicância, cujo o resultado só apareceu depois do vídeo e afastaram a diretora. A acusação? Desvio de merenda. No relatório, assim dizia a matéria que eu li, que foi comprovado que durante a merenda, estavam lá os servidores merendando juntos com os alunos. Sabem quem são os servidores que estavam merendando junto com os alunos? São os terceirizados que o governo não paga, que estão com os salários atrasados. Isso entra no relatório como se um crime cometido fosse, de uma merendeira, uma servente, um vigia merendar junto com os alunos de uma escola. A quantidade de servidores de apoio dessas unidades de ensino é bem menor do que os que faltam no dia da merenda, porque todo dia faltam alunos nas escolas”, disse.

Leia Também:  Depois de conseguir impedir que o AVANTE fosse tomado por um senador do Acre, Jarbas Soster volta a arena política

Ainda de acordo com Edvaldo Magalhães, a Escola Armando Nogueira, que é dedicada ao ensino integral, reivindicou no começo do ano o pagamento de gratificações. “Essa escola no início do ano letivo fez paralisações, fechou àquela rua de acesso à escola por conta da gratificação dos professores que atuam no ensino integral. Incomodou a Secretaria de Educação”.

E acrescentou: “Eu assisti a entrevista do secretário de Educação, que para justificar um ato ilegal, porque se uma sindicância afasta o diretor, quem assume é o coordenador de Ensino. Tem que dizer por quanto tempo, as condições que o afasta. O que disse o secretário de Educação? ‘Quando foram prorrogados os mandatos, a Secretaria pode nomear qualquer um’. Não pode. Tem que ter critério para substituição”, afirmou ao dizer que não foram cumpridos os requisitos previstos na lei de gestão democrática das unidades escolares.

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA