RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Mais de 50 famílias habitam a comunidade Novo Porto na zona rural do município de Jordão

Publicados

Política

Em conformidade com o crescimento populacional o governo municipal, por meio de parcerias, emendas, contrapartidas e recursos próprios vem realizando investimentos em infraestrutura na educação, saúde e acesso garantindo mais dignidade para as pessoas que convivem naquela região.

Entre os destaques da gestão do prefeito Elson Farias estão a entrega de um grupo gerador fornecendo energia elétrica em todas as residências da comunidade e uma unidade básica de saúde que já vem oferecendo atendimentos diários com um médico, um enfermeiro e agentes comunitários (ACS). Farias acredita que todo recurso aplicado em saúde não é gasto, é investimento na qualidade de vida do povo. “A saúde é o bem mais precioso que o ser humano pode ter. É um direito básico do cidadão e nossa gestão está empenhada neste compromisso”, enfatizou.

Neste fim de semana a comunidade foi contemplada com um mutirão de atendimentos com exames laboratoriais, campanha de vacinação, consultas com especialistas na área de cardiologia e ginecologia e obstetrícia. Por meio da ação, casos de natureza grave foram identificados e solucionados, conforme relata o médico ginecologista Elielson Aguiar. ”Por meio do exame de ultrassonografia identificamos um óbito fetal em uma paciente que reside em local de difícil acesso. De imediato, encaminhamos a gestante para Tarauacá onde passou por procedimentos e já teve alta”, disse o especialista, enfatizando a importância da ação desenvolvida pelo governo municipal.

Leia Também:  Calote: Marcio Bittar passou cheque sem fundo no valor de R$ 100 mil

Resumo da Ação de Saúde no Novo Porto em números

Vacinação: 470 doses;

Exames laboratoriais: 230;

Consultas com médicos especialistas: 107

Eletrocardiograma: 47 exames;

Ultrassonografias: 60 exames

O compromisso em promover assistência às comunidades rurais é uma marca da gestão. Desde o início de seu mandato, há oito anos o prefeito Élson Farias vem se dedicando pela reabertura anual do ramal da integração, acesso terrestre de 45 km que interliga Jordão ao Novo Porto, garantindo o tráfego de veículos que levam profissionais, insumos e facilitam o escoamento da produção local.

A professora Antônia Lopes Queiroz, de 57 anos, tem mais de duas décadas de serviços prestados na educação rural. Ela reconhece o desenvolvimento da comunidade após a abertura do ramal da integração. “Já tivemos momentos muito difíceis aqui. No verão, período de seca dos rios, são mais de 4 dias para chegar ao município de Tarauacá. Hoje, com o ramal em pouco mais uma hora chegamos em Jordão. A situação está bem melhor”, pontuou.

Leia Também:  André Kamai questiona o prefeito Tião Bocalom sobre demora na entrega de móveis para atingidos pelas enchentes

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deputado Daniel Zen: O que esperar do governo Gladson Cameli?
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA