Com aumento expressivo de casos de Aedes aegypti que é o mosquito transmissor da Dengue, a Prefeitura de Brasileia por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando diversas ações para combater e controlar os focos na cidade.

Várias equipes de campo do Controle de Endemias estão atuando em combate e prevenção aos focos de dengue nos bairros Brasileia. Além de conscientizar e pedir colaboração dos moradores para evitarem facilitar criadouros.

O Coordenador de campo da endemias, Evilázio Soares, destaca a ação e o alto índice de focos.

“Pedimos aos moradores dos bairros que limpe suas caixas d’água, pois estamos encontrando muitas larvas, quintais sujos, que colabore com a nossa equipe de endemias”, destaca Soares.

São mais de três equipes que vem atuando nos bairros, Samaúma 1, Leonardo Barbosa e em seguida Bairro Nazaré. O objetivo além de examinar e identificar locais de foco do mosquito transmissor, os agentes atuam também com a conscientização junto aos moradores para manter quintais e pontos que possam ter água parada.

O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.