RIO BRANCO
Search
Close this search box.

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Acre se mantém na Bandeira Amarela em nova classificação de risco

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 2, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, anunciou que após nova classificação de risco – e sem mudanças significativas nos indicadores estabelecidos – todas as regionais de saúde do Acre se mantêm dentro do Nível de Atenção (Bandeira Amarela).

Entre as principais diferenças registradas desde a última leitura dos dados, o Alto Acre, que apresentava a maior preocupação até então, registrou uma queda em todos os indicadores. Já o Baixo Acre teve um leve aumento em suas notificações por síndrome gripal e internações por síndromes respiratórias, enquanto o Juruá e Tarauacá-Envira apresentaram estabilidade.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, destacou que na capacidade do sistema público, hoje a lotação dos leitos de enfermaria é de 29%, enquanto as UTIs estão com 40% de seus leitos ocupados. Desde o início da pandemia, o Estado tem, como resultado dos seus investimentos, um avanço promissor de sua estrutura assistencial, totalizando 90 leitos de UTI e 352 leitos clínicos especificamente destinados à Covid-19.

Mas mesmo com todos os esforços do governo do Estado na ampliação do número de leitos, criação de dois hospitais e compra de equipamentos de proteção individual e respiradores, o nível de notificações da doença não tem apresentado uma redução expressiva, com um platô registrado principalmente na região do Baixo Acre.

“É importante aproveitarmos o momento para levar a mensagem para a sociedade de que podemos avançar, mas que precisamos de toda a ajuda da população. Adotem as medidas de higiene, não aglomerem e assim poderemos avançar de faixa. Esse é um trabalho conjunto que só dará certo se todos fizerem sua parte”, ressalta o secretário Alysson Bestene.

A coordenadora do grupo de apoio ao Pacto Acre sem Covid, Karolina Sabino, explica que o governo volta a pedir o apoio da população para que mantenha o isolamento e distanciamento social. “Pedimos que a população reforce as medidas sanitárias, como o uso de máscaras e a limpeza frequente das mãos”. A próxima classificação será anunciada no dia 18 de setembro.

Leia Também:  Bloomberg diz que Bolsonaro fez do Brasil uma "colônia de leprosos" com suas "decisões imbecis"

Metodologia e mudança

O Pacto Acre sem Covid é uma ferramenta destinada a viabilizar a harmonia entre o desenvolvimento econômico, o direito de proteção à saúde e os valores sociais do trabalho, tendo por finalidade fundamental a efetiva proteção do direito à vida.

De acordo com o método definido pelo Pacto Acre sem Covid, a classificação em nível de risco é realizada conforme a delimitação territorial das regionais de Saúde do estado, a saber:  Região do Alto Acre (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri), Baixo Acre e Purus (Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard) e a Região do Juruá e Tarauacá-Envira (Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá).

A classificação em níveis de risco (bandeiras), expressa por meio de uma nota geral que varia de 0 a 15, é obtida por meio da mensuração de sete índices, sendo eles: isolamento social; notificações por síndrome gripal; novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave; novos casos por síndrome gripal Covid-19; novos óbitos por Covid-19;  ocupação de Leitos Clínicos Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

Os níveis de classificação de risco foram divididos em Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde, respectivamente do mais restritivo para o mais flexível. A cada 14 dias é realizada uma nova avaliação dos indicadores, cabendo às prefeituras realizar a autorização das atividades permitidas no respectivo nível de risco apurado por meio de decreto municipal, bem como a instituição de protocolos sanitários a serem seguidos pelos setores da economia que estejam autorizados a funcionar. Um trabalho que envolve Estado, prefeituras e entidades e conta com o apoio de toda a comunidade.

Ainda nesta segunda, o Comitê aproveitou para divulgar uma mudança na metodologia, em que as notas de cada regional serão arredondadas para o número mais próximo. A coordenadora do Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid, Karolina Sabino, destaca que essa é uma medida necessária para que o sistema se adeque às mudanças que têm ocorrido desde ações governamentais ao comportamento da população.

Leia Também:  Em nova avaliação, Acre avança para a classificação laranja em relação à Coronavírus

Para mais informações de protocolos, acesse: http://covid19.ac.gov.br/

Atividades comerciais mantêm as mesmas orientações

Na Bandeira Amarela, todas as atividades comerciais devem manter as orientações sanitárias estaduais, os protocolos sanitários municipais e demais limitações impostas pela resolução nº 02, de 3 de julho de 2020, do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

Alguns setores comerciais tiveram a possibilidade de aumentar a capacidade de atendimento em relação ao previsto na fase anterior (Bandeira Laranja), podendo chegar a 60% agora.

Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e similares já podem reabrir com capacidade de 50% do número de mesas, além da proibição de música ao vivo; restaurantes self-service deverão ter protocolo e autorização específicos. Teatros, cinemas e apresentações culturais também puderam voltar com capacidade de apenas 30%.

Eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos já podem retornar com 30% da capacidade. Por fim, centros de formação e capacitação, estúdios de dança, escolas e estúdios de música, centros de formação de condutores de veículos automotores e similares também podem reabrir nesta capacidade.

Por meio de decreto, as academias de ginástica também puderam reabrir com capacidade reduzida para 30%. Praças de alimentação também puderam reabrir com protocolo específico.

Continuam fechados durante a Bandeira Amarela: espaços públicos como parques, quadras poliesportivas e campos de futebol comunitário.

Vale ressaltar que o enquadramento dos estabelecimentos de ensino educacional regular (escolas de ensino fundamental e médio, universidades e centros universitários) e creches será realizado por meio de resolução específica do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Epitaciolândia avança na recuperação de ramais, comunidade do Baixa Verde é atendida

Publicados

em

Assessoria – Dando sequência ao programa de recuperação de ramais, a prefeitura de Epitaciolândia continua avançando na recuperação de ramais e reconstrução de pontes, os serviços de limpeza e piçarramento já estão sendo concluídos no Ramal da Baixa Verde.

Dezenas de famílias estão sendo atendidas, além disso, vai garantir o transporte escolar, segundo o prefeito Sérgio Lopes, a meta é aproveitar bem o verão e avançar cada vez mais.

“Estamos trabalhando de forma intensa na recuperação de pontes e melhoramento de ramais, estamos concluindo os serviços de limpeza e piçarramento do ramal da Baixa Verde, além disso, estamos trabalhando em outros ramais e reconstruindo várias pontes para garantir o direito de ir e vir e o escoamento da produção aos nossos produtores rurais. ” Pontuou

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito César Andrade determina recuperação de pontos críticos do ramal Besouro e Gleba Minas
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA