RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Estado libera recursos do REM para pagamentos de famílias extrativistas da borracha

Publicados

Política

Sensível às dificuldades enfrentadas pelas famílias extrativistas produtoras da borracha e murmuru, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), concentrou esforços para a liberação de mais de R$ 341 mil provenientes do Programa REM (Redd Early Movers – em português: Redd+).

O recurso, não reembolsável, é destinado pela República Federal da Alemanha e Reino Unido por meio do KfW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha) para pagamento por resultados em Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (Redd+).

As famílias extrativistas beneficiadas se concentram em quase todo o Acre, a maioria residente em áreas ribeirinhas e reservas florestais. A medida atende ao cumprimento da lei n. 1.277, de 13 de janeiro de 1999, que estabelece o pagamento do subsídio estadual de produtos florestais. A lei funciona como um incentivo para famílias que têm como principal fonte de renda o extrativismo, aliada à política de preservação e conservação da floresta.

O subsídio estadual estava parado devido ao fato de os convênios estarem vencidos desde 2018, o que impossibilitava honrar a continuidade dos pagamentos. Para dar resolução ao problema, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), por meio do Departamento de Produção Familiar (Deprof) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), encaminhou os pedidos de pagamento para análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Leia Também:  Valadares não apareceu na sessão nem como reserva, Mário Jorge entra com a bola Cheia

Após análise criteriosa, com base na regulamentação da lei e na realização de audiências públicas e levantamentos de informações necessárias, a PGE emitiu parecer favorável, reconhecendo o direito a esses pagamentos, que serão efetivados junto às cooperativas, responsáveis por representarem os produtores extrativistas e também comercializarem seus produtos.

“Por se tratar de inúmeras famílias de trabalhadores rurais que dependem desses recursos para sua sobrevivência, buscamos a solução o mais depressa possível e a lei autoriza esse pagamento via cooperativa, evitando deslocamento de suas regiões para receber o que lhes é de direito”, esclareceu a procuradora Janete Melo d’Albuquerque Lima.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Valadares não apareceu na sessão nem como reserva, Mário Jorge entra com a bola Cheia
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA