RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Educação planeja a aquisição de 700 kits de apoio educacional para o ano letivo de 2021

Publicados

Educação

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) planeja a aquisição de 700 kits de apoio educacional para atender os estudantes do ensino fundamental anos finais e ensino médio das escolas estaduais, a partir de 2021.

O processo licitatório  para a aquisição dos kits levou dez meses, mas já está concluído e em fase de homologação no Diário Oficial, ainda no mês de agosto, e logo em seguida será efetuada a compra dos equipamentos. O valor global do contrato dos 700 kits é de 44 milhões de reais.

O projeto visa atender as escolas estaduais urbanas e as rurais que tenham energia elétrica, mesmo que não tenham internet. O professor pode baixar antes os conteúdos, acessando a internet de algum lugar em seu notebook, e depois irradiar suas aulas na escola, por meio de uma rede sem fio, de forma offline.

O kit é um carrinho que transporta os equipamentos de multimídia e é composto de 20 chromebooks, um par de óculos de realidade virtual e um roteador de rede sem fio para o professor utilizar em sala de aula. Dependendo do número de alunos, a escola pode receber até seis kits.

A proposta de laboratórios móveis foi elaborada para renovar os laboratórios de informática existentes nas escolas, dando mais mobilidade e melhor usabilidade, com mais recursos tecnológicos educacionais, e oferecendo a facilidade de poder ser utilizado em qualquer lugar dentro da escola, além de ser mais barato.

Leia Também:  Acadêmicos reivindicam disciplina para graduação na Ufac

“É uma fonte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Utilizando o equipamento novo, com os chromebooks, óculos virtuais e laboratório móvel, o professor poderá transformar sua sala de aula em um grande laboratório de pesquisa. Vamos levar informação e tecnologia para as nossas escolas”, afirmou o secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz.

Os recursos tecnológicos permitem que o aluno desempenhe um papel ativo na construção de conhecimentos. Os professores devem receber capacitação para operar os equipamentos e usar os recursos tecnológicos de forma inovadora. Eles poderão criar propostas interessantes para a aprendizagem e passam a ter um leque variado de recursos à disposição, transformando o espaço da sala de aula em um laboratório móvel de tecnologia, com a possibilidade de abordar temas diversos, de forma mais atrativa e esclarecedora, sem perder o foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Menores, mais simples, leves e resistentes que os notebooks e os PCs, projetados para ajudar na realização de tarefas de modo mais rápido e fácil, os chromebooks foram a escolha ideal para o uso dos alunos. Seu sistema operacional é semelhante ao de um celular, com o que os jovens já têm familiaridade.

Leia Também:  Educação do Estado divulga o calendário de matrículas da rede estadual para o ano letivo de 2023

O projeto proporciona ao aluno, além do uso tradicional do computador, o uso do óculos de realidade virtual, que vai imergi-lo na cena, podendo levá-lo para o fundo de um oceano durante a aula de ciências, ou deslocá-lo de qualquer lugar até o sistema solar, ou até mesmo a uma grande galeria de arte em Londres, por exemplo.

O universo virtual recria ao máximo a sensação de realidade, além de permitir interação e possibilidades de aprendizagem diferenciada, o que rompe com os limites da sala de aula e faz com que o aluno aprenda teoria e prática ao mesmo tempo.

“O projeto tende a melhorar a qualidade do ensino, proporcionando um uso melhor dos recursos educacionais dentro da sala, trazendo mais atração e motivação para o aluno, e evitando, assim, a evasão escolar” declarou Javã da Costa, chefe da Divisão de TI.

Javã declarou ainda, que o Google entrou em contato com a SEE oferecendo o Google for Education e, dentro dessa plataforma, há um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas chamado Google Classroom. Cada professor e cada aluno da rede estadual terá um e-mail do Google, mas com um domínio local, com direito a drives e mídias totalmente grátis para uso no equipamento.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Idosa de 70 anos que trabalhou como faxineira realiza sonho ao se formar na Ufac: ‘nunca é tarde’

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Candidatos já podem consultar horário e locais de prova do Enem 2016

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA