RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Vereadores de Rio Branco realizam visita ao almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde

Publicados

Política

A convite da secretária municipal de saúde, Jesuíta Arruda, os vereadores Rodrigo Forneck, Elzinha Mendonça e Lene Petecão estiveram em visita ao almoxarifado geral da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na manhã desta quarta-feira, 05, onde puderam constatar a disponibilidade de medicamentos e insumos adquiridos pela Prefeitura de Rio Branco para atendimento da rede municipal de saúde, além do que é adquirido especificamente para o enfrentamento à Covid-19.

O assunto foi pauta da sessão on-line da Câmara Municipal, na última terça-feira, 04, da qual participaram a secretária Jesuíta Arruda e o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, médico Osvaldo Leal. Na ocasião, eles explicaram aos parlamentares como funciona o fluxo do atendimento e dos serviços na rede municipal desde as consultas, até a dispensação de medicamentos e expuseram as dificuldades encontradas na aquisição de alguns itens da farmácia devido à pandemia.

“Nós fizemos o convite aos vereadores porque transparência é uma das principais características da gestão da prefeita Socorro Neri. Então a intenção foi que eles pudessem verificar in loco como são feitas as dispensações para as unidades de saúde, como são operacionalizadas as ações sobre as quais falamos durante a sessão e assim o fizemos, contemplando os vereadores com todas as informações solicitadas”, disse a secretária.

Leia Também:  SEPA/AC e Prefeitura de Rodrigues Alves entregam alimentos do PAA a famílias vulneráveis

Presidente da Comissão Especial de Fiscalização dos Recursos e Ações ao Combate à Covid-19, da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Formeck avaliou como positivo o resultado. “Pudemos acompanhar de perto como está o estoque, como se dá o processo de compra, como se dá a reposição do medicamento nesse tempo de pandemia e como está funcionando a logística. Foi uma visita boa porque olhamos o problema mais de perto, deu para entender que tem uma equipe técnica bastante comprometida para fazer com que não faltem as medicações, apesar dos problemas pontuais, que são fruto da pandemia, de ordem administrativa, licitações, fornecedores que não entregam. Enfim, conseguimos entender porque falta um ou outro medicamento e isso traz mais transparência para a população”, destacou.

A coordenadora de assistência farmacêutica da Semsa, Fernanda Chelotti e o farmacêutico Ronaldo Dalcolmo também acompanharam a visita para esclarecer todas as dúvidas técnicas da comissão, que além das questões relacionadas à compra e distribuição de medicamentos verificaram a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais e outros materiais de uso nas unidades.

Leia Também:  POUSADA LAS PALMERAS em Brasiléia é contratado pela Prefeitura por mais de 65 mil Reais

A vereadora Elzinha Mendonça, líder do Executivo na Câmara Municipal, foi a autora do convite para que a equipe da Semsa tratasse da pauta na sessão com os demais vereadores e também acompanhou o desdobramento com a visita ao almoxarifado.

“A transparência é um dos pilares mais fortes da gestão da prefeita Socorro Neri, por isso Rio Branco tem conquistado tantos títulos referentes à excelente administração dos recursos públicos. A visita ao almoxarifado foi somente para que pudéssemos ver na prática como funciona o fluxo de aquisição e distribuição dos medicamentos na rede pública de saúde, especialmente os que são utilizados no tratamento da Covid 19. Quero agradecer a equipe da Semsa que prontamente nos atendeu e esclareceu todas as nossas dúvidas”, ressaltou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Dinheiro da Educação: Ex-prefeitos e mais quatro ex-secretários participam de audiência no fórum de Brasileia

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA