RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Produção de energia renovável terá incentivos do Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Publicados

Tudo sobre Política

Proporcionar melhorias para o homem do campo é sinônimo de investimento no desenvolvimento econômico dos municípios. Pelo menos 20 produtores de café, do Ramal 12, na zona rural de Cruzeiro do Sul, serão contemplados com o Projeto de biodigestores e energias renováveis. A ação acontece por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Estadual de Indústria, Ciências e Tecnologia (Seict) do Acre.

A proposta integra energias renováveis, com placas solares para iluminação das propriedades (com capacidade para 07 lâmpadas de led, uma televisão, uma geladeira e um freezer), e outra placa para acionamento da bomba de água para irrigação do café. O kit é composto ainda pelo sistema de irrigação completo (com fita gotejadora, cano, caixa de cinco mil litros e a bomba elétrica), por um biodigestor que produz gás para consumo na cozinha, propiciando ainda a produção de biofertilizantes para serem utilizados na lavoura. Uma equipe técnica da Seict e da Secretaria de Agricultura local visitaram as áreas que serão contempladas, totalizando 20 hectares de plantação de café.

Leia Também:  Com clima quente entre técnicos, Galvez e Atlético-AC abrem semifinais

Em todo estado serão disponibilizados 40 kits, sendo que a metade será voltada para Cruzeiro do Sul. O investimento de cada um deles é de aproximadamente R$50 mil reais, totalizando apenas para Cruzeiro do Sul R$1 milhão com o projeto. O Secretário municipal de Agricultura enfatizou que a parceria com o estado é muito importante, uma vez que fomenta as ações voltadas para o homem do campo e leva dignidade para as famílias rurais.

“Tivemos a conversa com o Secretário da Seict, Anderson Lima, mostrando nosso programa do Procap, e pedindo ajuda para Cruzeiro do Sul ser contemplado. Essa será uma oportunidade ímpar para os produtores. No mês de junho eles fizeram a colheita da primeira safra do café clonal, e esse projeto piloto é muito importante. A gestão do Prefeito Ilderlei prima pela inovação de trazer alternativas viáveis para o homem do campo e para as famílias rurais”, destacou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Conselho de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre, estará realizando visitas na região do Juruá

Publicados

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

Leia Também:  Assembleia Legislativa do Acre cumprirá uma extensa agenda no Vale do Juruá

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Leia Também:  Militância abraça o candidato Jorge Viana em celebração ao seu aniversário

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA