RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Prefeitura de Rio Branco recebe alimentos que serão doados para entidades socioassistenciais

Publicados

Tudo sobre Política

Assessoria – A Prefeitura de Rio Branco recebeu 2.392 kg de alimentos doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esta é a primeira fase do projeto que prevê a distribuição de mais de 360 toneladas de frutas, legumes e pescados para 47 entidades socioassistenciais do município. 

A Conab adquire os produtos da agricultura familiar e entrega ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), que assume a distribuição para as unidades da rede socioassistencial. “É um trabalho social que fazemos em união com a gestão municipal utilizando recursos disponibilizados pelo governo federal para o combate à fome”, explica Robson Lima, gerente operacional da companhia.

Neste ano, o Governo Federal disponibilizou ao Paa/Conab o valor de 940.800,00 (novecentos e quarenta mil e oitocentos) reais para aquisição de alimentos dentro do projeto “Compra com Doação Simultânea”. O montante será o responsável por gerar renda para 124 famílias de agricultores pertencentes a 10 associações rurais, em sua maioria localizadas no cinturão verde da capital.

Leia Também:  PSB realiza bandeiraço em apoio à eleição de Lula e Geraldo Alckmin no centro de Rio Branco

Com a parceria, a Prefeitura espera fortalecer a economia local, além de garantir nutrição de qualidade para até 10 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. “Essa ação promove a inclusão social e econômica das famílias da agricultura familiar”, é o que garante Eduardo Amaral, gerente do Ceasa e representante da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Safra) no Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

“O PAA é uma política social que compra os produtos da Agricultura Familiar e dentro do “Projeto Compra com Doação Simultânea”, realiza o trabalho socioassistencial. Então, este projeto permite ao agricultor, que historicamente tem dificuldades de chegar ao mercado, vender sua produção para o mercado público, que por meio das doações, também garante a segurança alimentar da população assistida pela rede socioassistencial”.

A produtora rural Elizabeth Santos, que negociou cerca de 200 kg de alimentos pelo PAA, compareceu ao Ceasa para fazer a entrega da sua produção, e afirmou que a execução do projeto garante o sustento da sua família e a manutenção do seu trabalho na zona rural.

Leia Também:  Deputado Luiz Gonzaga visita comunidades isoladas ao longo do rio Tejo e vai acionar órgãos do Estado cobrando melhorias

“O produtor tá tendo dificuldade para vender e esse projeto dá essa oportunidade de conseguir nossa renda. Nossa produção estava se perdendo. Essa ajuda é o que o produtor rural precisa para continuar trabalhando. No mercado particular eles dizem que já tem vendedores e não aceitam. Essa ação é o que o produtor rural precisa para seguir seu trabalho”, vibrou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Conselho de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre, estará realizando visitas na região do Juruá

Publicados

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

Leia Também:  Após assumir serviço de água e esgoto de Rio Branco, prefeitura diz que vai focar em inadimplentes

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Leia Também:  Deputado Jenilson Leite homenageia padre com título de cidadão acreano e concede moção de aplausos ao músico Diouro pelos trinta anos de carreira

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA