RIO BRANCO
Search
Close this search box.

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Iapen implanta ambiente virtual de avaliação e capacitação para servidores do sistema penitenciário

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Com o objetivo de enriquecer a oferta de capacitação e facilitar o processo de avaliação dos servidores, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) lançou, na manhã desta segunda-feira, 13, o Ambiente Virtual de Avaliação e Capacitação (Avac). A plataforma auxiliará nas ações desenvolvidas pela Escola do Servidor Penitenciário (ESP).

O Avac foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Iapen e é uma versão da plataforma Moodle, Sistema de Ensino à Distância utilizado mundialmente e otimizado para uso em EAD. Ele oferece ferramentas necessárias para realização de cursos e demais atividades de formação não presenciais, podendo ser acessado de qualquer lugar onde haja uma conexão com internet e um navegador atualizado.

De acordo com a diretora da ESP, Helena Guedes, a implantação do Avac já vinha sendo estudada pela equipe e, diante da atual situação provocada pela pandemia de Covid-19, houve a necessidade de dar maior celeridade ao projeto.

“Além de cursos à distância, os servidores poderão realizar avaliações para promoção utilizando o Avac. Isto representa um grande avanço, principalmente, para os servidores do interior do estado, que não precisarão se deslocar até a capital para participar dos cursos e nem para realizar a avaliação da promoção, facilitando a logística e gerando economia para os cofres públicos”, ressaltou a diretora.

Leia Também:  Governador Gladson Cameli nomeia Cel Ulysses Araújo, para diretoria na Secretaria de Segurança pública do Estado

Para o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, este é um momento ímpar que materializa um grande avanço na formação profissional dos servidores do Iapen. “O Avac contempla muito o Iapen no que tange ao fortalecimento, porque entendemos que tudo passa pela formação. Se nós queremos ser uma instituição forte, nós precisamos de uma boa formação e o Avac possibilita isso”, disse aos servidores presentes.

Ele também destacou o fato de a plataforma ter sido idealizada por servidores da própria instituição e funcionar com software livre, o que possibilita a utilização a custo zero. Além disso, o presidente ressaltou os ganhos na formação dos servidores. “Nós temos cerca de 700 servidores em período de promoção que em 2021 precisarão realizar a prova. O servidor que se deslocava de Cruzeiro do Sul até Rio Branco hoje não precisará mais. De lá, ele vai acessar a plataforma. Isso marca de forma significativa o Instituto, pois nós vamos ter formação continuada, avaliação de promoção e cursos autoinstrucionais”, afirmou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, explicou que o momento representa o cumprimento do princípio constitucional da eficiência administrativa. “É através da formação continuada dos quadros que a qualidade e, principalmente, o fortalecimento do capital intelectual da instituição permitirá alcançar resultados diferentes. São iniciativas como essa que nos fazem buscar outros parâmetros para a administração”, disse.

Leia Também:  Filho de deputado Chico Viga é detido pela PM embriagado ao volante, após show de Gusttavo Lima

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeito Zequinha Lima garante cuidados em saúde e atendimento às pessoas em situação de rua

Publicados

em

Mais duas pessoas com dependência química foram levadas para Casas Terapêuticas – Foto: Assessoria

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com a Central Integrada de Alternativas Penais -CIAP, Secretaria Municipal de Saúde, e demais instituições públicas e privadas realizou nesta quarta-feira, 24, uma ação voltada para o acolhimento social e atendimentos de saúde para pessoas em situação de rua. A ação foi realizada no Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel – Ceanom com atendimento médico e odontológico, testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis -IST, atualização de vacinas, doação de roupas, alimentação, entre outros. Das 24 pessoas atendidas na ação, duas foram encaminhadas pelo prefeito Zequinha Lima para tratar a dependencia química em Casas Terapêuticas.

Bruno Silva, 27 anos, que vive nas ruas há 8 anos, diz que a ação lhe dá esperança de dias melhores. Agradeceu ao Prefeito Zequinha Lima pelo olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua. Na ação ele teve o cabelo cortado, fez limpeza nos dentes e ganhei roupas. Vai ser levado para a prefeitura de Cruzeiro do Sul para uma Casa Terapêutica para se livrar da dependência química.

“Comecei a morar nas ruas por decisão própria, essa é uma situação difícil, mas acredito que não é impossível conseguir sair e só depende de nós mesmos querer sair e tenho muita vontade de parar. Hoje já fiz as unhas, cortei o cabelo, fui no dentista, fiz limpeza de dente e também ganhei roupas. Agora me sinto valorizado, porque todo usuário se sente desvalorizado porque se afasta das pessoas. Com essa ação dá pra ver que ainda existe pessoas de bom coração e que tem fé e esperança em nós. Eu quero entrar no centro de recuperação e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul está me cedendo isso, porque quero uma vida melhor, então só tenho a agradecer ao prefeito Zequinha”, agradeceu.

Leia Também:  Tome providências delegado, está corroendo!! Vereador denúncia estrutura metálica que pode desabar em cima de residência em Epitaciolândia

A coordenadora da Central Integrada de Alternativas Penais, Nayana Neves, destacou a importância da união entre as entidades sociais para garantir atendimento humanizado às pessoas em situação de rua da cidade. “Essa é uma ação social voltada para todas as pessoas em situação de rua e conseguimos mobilizar toda a máquina do munícipio para conseguir realizar essa manhã de ações para eles. Temos como parceiro a equipe do Senac com corte de cabelo, fazendo barba, sobrancelhas, a saúde com atendimento médico, testes rápidos, vacinação e odontológicos, assistência social que foi fazer a abordagem. O prefeito Zequinha está nos dando todo apoio inclusive com a logística, como apoio também tivemos a penitenciária Manoel Nery da Silva com insumos e lanches e toda a nossa equipe, com atividades pedagógicas, além coral do Seanom”, destacou.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou que ações como essa ajudam na diminuição do número de pessoas em situação de rua e agradeceu a parceria de todas as instituições envolvidas na ação. “Aqui é um trabalho que envolve várias instituições com de acolhimento e inclusão social dos moradores de rua. É um momento de cidadania, porque no momento que eles chegam aqui encontram esses serviços que estão disponíveis, ganhamos a confiança dessas pessoas. Hoje vieram para cá 24 pessoas e duas já aceitaram ir para a clínica e uma ainda estamos conversando, então o resultado de ações como essas é positivo, para conseguirmos convencer essas pessoas a saírem das ruas, para eles entenderem a importância do tratamento e possam voltar para suas famílias. Temos 98 pessoas cadastradas e já conseguimos tirar 43 pessoas cadastradas, esse é um movimento aparentemente lento, mas necessário e se não fosse essa ação que realizamos, essas pessoas ainda estariam nas ruas”, ressaltou.

Leia Também:  Governador Gladson Cameli nomeia Cel Ulysses Araújo, para diretoria na Secretaria de Segurança pública do Estado

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA