O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), acompanhou a instalação e abertura de 8 leitos exclusivos para crianças acometidas com a Covid-19, no Hospital da Criança.

Com a abertura desses 8 leitos, segundo a chefe da enfermagem da unidade, Suane Souza, “as crianças que darão entrada no hospital serão aquelas que já foram referenciadas pela UPA do Segundo Distrito, Pronto-Socorro, reguladas pela central de leitos”.

Ainda na tarde de sexta, a unidade já recebeu os dois primeiros pacientes que ocupam dois desses novos leitos.

Os leitos são equipados com a cama do paciente e uma cama para o acompanhante. No caso de crianças e adolescentes, segundo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Art. 12: os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários deverão proporcionar condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável nos casos de internação de criança ou adolescente.

Assim, sendo o caso de crianças com Covid-19, com uma alta taxa de contaminação, “Esse acompanhante assistirá integralmente a criança durante sua permanência no hospital. Não haverá troca e nem visitas, para resguardar a saúde dos demais familiares e minimizar o risco de contaminação”, frisou Suane Souza.