RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Prefeitura investe na diversificação da produção agrícola em comunidades rurais de Cruzeiro do Sul

Publicados

Tudo sobre Política

A importância da agricultura familiar enquanto segmento econômico e social no Brasil é indiscutível. Entretanto, historicamente os agricultores familiares, tiveram pouco incentivo para a diversificação e comercialização de sua produção.

Diante disso, a gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro, sob a coordenação do Secretário de Agricultura, Eng. Agrônomo Genilson Maia, tem investido muito na diversificação da produção agrícola e os frutos já começam a ser colhidos em 2020.

A visão em apostar na diversificação da produção originou-se no plano de governo do prefeito Ilderlei Cordeiro, que foi compartilhado com as famílias rurais e os parceiros institucionais, como Embrapa e Senar. A base para o desenvolvimento das ações foi o levantamento de solos no município, iniciado em 2017 e parceira com a Embrapa, que subsidiou à tomada de decisão das culturas a serem implementadas sob o prisma aptidão agrícola.

Um dos arranjos produtivos indicado é o consórcio entre banana, açaí, cacau e uma espécie madeireira. Este consórcio encontra-se no ramal 12, PAF RECANTO, e está inserido no Programa Municipal de Intensificação de Cadeias Produtivas Prioritárias – PROCAP, que visa criar alternativas para o pequeno produtor manter-se no campo aumentando sua renda e abastecendo o mercado interno do município com produtos anteriormente exportado de outras cidades.

Leia Também:  Atendimento Integrado: Tribunal Regional do Trabalho da 14ª, MPT e MTE assinam acordo de Cooperação Técnica inédito

De acordo com o Secretário de Agricultura Genilson Maia, o consórcio de culturas é uma modalidade de produção que trará muitos benefícios ao produtor rural e a economia do município.

“Temos aqui um consórcio de produtos formado por banana, açaí e cacau, tudo isso foi possível, graças ao incentivo que o prefeito Ilderlei Cordeiro está dando a agricultura familiar e com nosso trabalho técnico, junto com os parceiros, estamos colhendo os frutos desses investimentos.”, finalizou o secretário.

O prefeito Ilderlei Cordeiro, que esteve visitando os produtores rurais ficou muito feliz com os resultados apresentados.

“Vim do campo, também sou produtor rural e sempre entendi que a diversificação da produção agrícola é importante para aumentarmos a renda de nossas famílias. O que estamos vendo aqui é um marco para nossa cidade. São produtos novos, novas culturas que introduzimos no plantio dos nossos agricultores, que chegarão as nossas mesas e vão gerar mais riqueza para nosso município. Minha gestão é pautada na seriedade e no compromisso com nossa população.”, disse Cordeiro.

Leia Também:  Deputado Tadeu Hassem esclarece informações distorcidas sobre votações do PCCR na Assembleia Legislativa

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Senador Petecão pede ao FNDE prioridade para a conclusão de obras educacionais inacabadas e paralisadas no Acre

Publicados

em

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu nesta quarta-feira (17) com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para tratar do programa “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante” do governo federal.

De acordo com o senador, esse programa – iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE – representa um investimento significativo de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, dinheiro direcionado a obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, incluindo reformas, ampliações de estruturas educacionais e coberturas de quadras esportivas.

Sua preocupação é ser este um ano eleitoral, pois a legislação, neste caso, impõe limitações a contratações para efeito de retomada de obras paralisadas e inacabadas, o que, em sua opinião, pode causar ainda mais atraso nesses serviços.

“Temos várias obras que precisam urgentemente ser retomadas no estado, inclusive em municípios isolados, como Jordão. Precisamos avançar o quanto antes e dar celeridade aos processos, senão vai ter que ficar tudo para novembro. Se não agilizarmos logo, quem vai perder com isso é a população”, disse Petecão.

Leia Também:  Deputado Tadeu Hassem esclarece informações distorcidas sobre votações do PCCR na Assembleia Legislativa

Esclareceu que atualmente existem 29 obras em processo de retomada no Acre, dependendo de análise de repactuação para serem continuadas. Essas obras estão distribuídas da seguinte forma:

  • Acrelândia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomar e Xapuri, cada município com uma obra;
  • Capixaba, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus, com duas obras cada;
  • Mâncio Lima e Tarauacá, com três e oito obras inacabadas, respectivamente.

Para a presidente do FNDE, a iniciativa do senador acreano é muito importante. A pedido do parlamentar, ela irá agendar uma visita ao estado no próximo mês, juntamente com sua equipe técnica, para desembaraçar os trâmites das obras. Segundo explicou, solicitará a seus assistentes que incluam as obras paralisadas e inacabadas do Acre no programa “Desembaraça FNDE”, para que já durante a visita se tenham resultados concretos.

“Vou autorizar o Desembaraça para o Acre. Assim, no próximo mês, durante a visita que vou agendar ao estado, já tenhamos várias obras repactuadas e com as obras aptas a reinício imediato”, afirmou Fernanda.

Leia Também:  Prefeita Fernanda Hassem mobiliza equipe para ações de auxílio às comunidades rurais isoladas após enxurrada

Programa FNDE Chegando Junto

Outro assunto discutido pelo senador é levar o programa FNDE Chegando Junto para o Acre. Para Petecão, é importante a inclusão do estado na próxima fase desse programa.

O FNDE Chegando Junto visa levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do País. Atualmente, o projeto está em execução no Amapá e na região do Marajó, no Pará.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA