RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Estado cumpre compromisso em melhorar infraestrutura das escolas públicas

Publicados

Educação

Secretário Mauro Cruz (SEE) acompanha obras nas escolas – Foto: Stalin Melo.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), cumpre um importante compromisso com a qualidade do ensino nos municípios do Vale do Juruá: a reforma, ampliação e revitalização das escolas. Tudo para que os alunos encontrem um ambiente adequado e agradável quando a pandemia passar e as aulas presenciais retornarem.

Desde o ano passado, o trabalho de recuperação das escolas vem sendo realizado e somente este ano quase 200 delas, em todos os municípios acreanos, já passaram por algum tipo de intervenção. Por um lado, a equipe de Ensino da SEE investe na qualidade das aulas remotas e, por outro, o pessoal de Manutenção aproveita para trabalhar e readequar os espaços escolares.

Escola Padre Damião estava há 15 anos sem receber qualquer reforma – Foto: Stalin Melo.

Algumas dessas escolas estavam há 15 anos sem receber qualquer intervenção. É o caso da Padre Damião, localizada no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul. O gestor da escola, Albércio Brito, agradece o trabalho do governo do Estado e esclarece que em 2016, “para não dizer que não foi feito nada”, trocaram a cobertura.

“Essa reforma geral está sendo muito boa, os nossos alunos necessitam e merecem, afinal são alunos carentes e quando eles voltarem às aulas estarão recebendo uma escola nova. Isso vai deixar eles e todos nós muito felizes e acredito que toda a comunidade também”, diz.

Escola Cristão Cruzeiro também foi completamente reformada – Foto: Stalin Melo.

Outra que também passou por uma intervenção completa, sendo praticamente refeita, foi a Cristão Cruzeiro. “Nossa escola teve que ser derrubada e reconstruída, o que foi uma coisa maravilhosa”, relata a gestora da escola, Alcinês Oliveira Gaspar.

Entre as intervenções realizadas pela SEE para melhorar as condições de ensino, estão a construção de um refeitório (que não existia antes), mudanças nos banheiros, ampliação da cozinha e instalação de bebedouros, além da pintura de todo o prédio. “Agora ficou 100% para que as crianças possam estudar”, afirmou.

Leia Também:  Escola aprova 30 alunos para instituições federais, em Rio Branco

Escola Maria de Nazaré, na Vila São Pedro, nunca tinha sido reformada – Foto: Stalin Melo.

Ainda em Cruzeiro do Sul, outra escola revitalizada pelo governo do Estado foi a Maria de Nazaré Santiago, localizada na Vila São Pedro. Trata-se de uma escola rural, inaugurada em 1996 e que atende atualmente em torno de 300 alunos do fundamental II, do ensino médio e também da educação de jovens e adultos (EJA).

O gestor da escola, Antônio da Silva Costa, explica que, entre as diversas melhorias realizadas pelo governo, estão  a rampa de acesso, indispensável para os alunos com deficiência, as reformas dos banheiros e a ampliação da cozinha, além de uma cobertura, que não havia. “Nossa escola foi toda reformada”, informa.

Na Belarmino de Mendonça cozinha foi ampliada e reformada – Foto: Stalin Melo.

Mâncio Lima

No município de Mâncio Lima, a SEE também realizou um conjunto de intervenções e melhorias nas escolas. Na Belarmino de Mendonça, que conta com aproximadamente 480 alunos, foi construída uma cobertura no pátio para os alunos, a ampliação da cozinha, reformas dos banheiros e pintura da escola. “Ficou excelente”, avalia José Fernandes Goés, gestor.

Uma que passou por ampla intervenção foi a Francisco Freire de Carvalho, que era de ensino médio e passou a ser de ensino integral. O gestor Josimar Santos faz questão de dizer que o governador Gladson Cameli e o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE) “não têm medido esforços em alavancar a educação em nosso Estado”.

Na Francisco Freire, em Mâncio Lima, o que era cerca virou muro – Foto: Stalin Melo.

Ele lembra que no ano passado o secretário realizou uma visita à escola, quando foram apresentadas algumas demandas. “De imediato o secretário já solicitou que fossem feitas as intervenções necessárias e recebemos a construção do muro, que agora deixou a escola muito mais protegida, além da adequação da cozinha, reformas de banheiros e também da nossa quadra. Essa reforma geral está sendo muito benéfica”, afirma.

Leia Também:  Piso salarial dos professores deve ser reajustado em 13%

Intervenção geral

A coordenadora do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Rute Bernardino, explica que desde o ano passado o governo já vem realizando uma ampla intervenção nas escolas. “Praticamente todas as escolas urbanas da nossa cidade foram reformadas e ampliadas”, disse.

Professora Rute, com o secretário Mauro Cruz, acompanhando as obras nas escolas – Foto: Stalin Melo.

Entre as escolas que estão ou já foram reformadas pela SEE, a gestora cita a Juarez Ibernon, de ensino médio e localizada na BR-364, a Cora Coralina, também na BR, o Colégio Cívico-Militar Madre Andelgundes, a Escola Valério Magalhães e o Colégio Militar Dom Pedro II, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre  (CBMAC).

Rute Bernardino lembra que, nas unidades rurais que ainda não receberam as reformas, os trabalhos serão iniciados. É o que ocorre com as instituições que se encontram ao longo do Rio Liberdade. “Temos uma escola, a Maria de Nazaré Santiago, que foi construída na época do ex-governador Orleir Cameli e nunca tinha recebido uma reforma”, lembra.

Outra que foi completamente revitalizada pelo governo do Estado no ano passado e que a coordenadora cita é a Flodoardo Cabral, de ensino médio. “Foi totalmente reformada, a cozinha ampliada, novas salas de aula foram construídas, enfim, houve uma intervenção completa”, diz.

“Com essas melhorias os alunos têm um ambiente mais adequado e bonito para estudo. Toda a comunidade escolar as recebe com muita alegria. Isso aumenta a autoestima de todos, principalmente de professores e funcionários, pois sabemos que a educação é um conjunto de fatores que vêm desde a formação, a valorização profissional e também o ambiente em que se trabalha”, analisa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Mais 221 servidores efetivos da Educação são convocados pelo governo

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Pronatec está com inscrições abertas para o interior do Acre

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA