RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Aluna cruzeirense fica entre os dez melhores em simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicados

Educação

Maria Victória da Costa conquistou a nona posição no top 10 do Brasil – Foto: Arquivo pessoal.

Para muitos alunos o terror em sala de aula, a Matemática parece não assustar os estudantes da Escola de Ensino Fundamental I e II São José, em Cruzeiro do Sul. Uma das provas disso é que nesta quarta-feira, 24, foi realizado o 1º Simulado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2020, e Maria Victória da Costa, aluna do 8º ano do estabelecimento, conquistou a nona posição no “top 10” (os dez mais) de todo o Brasil.

O simulado contou com 1.235 participantes do nível 1 (anos iniciais do fundamental), nível 2 (anos finais do fundamental) e nível 3 (ensino médio) de todas as federações brasileiras. No nível 2, o de Maria Victória, foram 467 inscritos, sendo ela dos destaques na competição voltada às Ciências Exatas.

Projetar um aluno entre os dez melhores numa avaliação desse alcance, no entanto, não é a primeira conquista da escola na Olimpíada. Os alunos Escola São José acumulam medalhas e menções honrosas todos os anos. E na edição de 2019, Samuel da Silva foi o único do estado a conquistar a medalha de ouro.

O professor da disciplina na escola, Ualisson Negreiros, é especialista nas Metodologias do Ensino da Matemática e traz uma longa experiência com os métodos e questões da Obmep,desde antes de ingressar no ensino público, em 2017. Ele contou que trabalhava com alunos aprovados na 1ª fase (questões de múltipla escolha) da Olimpíada. Seu trabalho consistia em preparar os alunos para a 2º fase com questões de raciocínio lógico, interpretação e a descrição da forma como chegou ao resultado.

Professor Ualisson Negreiros disse que um dos objetivos fundamentais da OBMEP é contribuir com a integração das escolas públicas – Foto: Cedida.

Leia Também:  Escola Dom Bosco oferece formação continuada para professores

Segundo o professor, um dos objetivos fundamentais da Obmep é contribuir com a integração das escolas públicas e com as pesquisas, além de promover a inclusão social, por meio da difusão do conhecimento. Desde 2017, o professor foi convidado e começou a fazer parte do Programa “Obmep na Escola”, voltado para os professores de matemática das unidades públicas de ensino, que estimula as atividades extraclasse, com materiais da própria organização, como provas e banco de questões. 

Inserido no programa por ser professor premiado duas vezes na Olimpíada, Ualisson não hesitou em desenvolver o programa na Escola São José. Com a pandemia, causada pela Covid-19, ele teve que mudar seus métodos nas atividades remotas e se reinventar, criando um canal no YouTube com videoaulas, além de audioaulas para os pais e alunos.

“Ter conseguido ficar entre os dez melhores do Brasil no 1º Simulado da Obmep é motivo de orgulho para todos nós. É uma conquista nossa, do governo do Estado, da Secretaria de Educação, da equipe gestora, professores e alunos, que não medem esforços para levar o nosso sucesso para todo o Brasil. Fazer parte dessa conquista é muito gratificante”, ponderou.

Diretora da escola, Rosa Mônica, celebra a conquista – Foto: Cedida.

Sem esconder o orgulho, a diretora da escola, Rosa Mônica SOBRENOME, celebra a conquista. “Recebemos a notícia com muita alegria. Mediante tantas coisas ruins que o mundo está passando, de isolamento social, de ensino remoto, que não é fácil para nossos professores e alunos, fomos muito bem em nível nacional. Apesar de o convite ter sido de última hora, o Ualisson, a coordenadora de ensino e demais docentes da área buscaram incentivar os alunos a participar. Nem todos tiveram acesso à internet e alguns ficaram de fora, mas o resultado veio, mostrando todo o esforço dos que puderam participar”.

Leia Também:  MEC prorroga prazo do Fies devido à greve dos bancários no país

Acrescentou ainda: “Temos alunos bastante motivados, isso é o resultado de toda uma equipe que trabalha preocupada com o próximo, com empatia com os alunos que estão em casa, precisando ser atendidos pedagógica e emocionalmente. Não é um resultado oficial, é uma preparação, mas é motivo de festejar”, avaliou a diretora.

Coordenadora do Núcleo de Educação da SEE em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, frisou que a Obmep é uma porta para que os alunos consigam novas oportunidades – Foto: Cedida.

A coordenadora do Núcleo de Educação da SEE em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, frisou que a Obmep é uma porta para que os alunos consigam novas oportunidades e destacou que a emoção é incomparável a cada resultado positivo conquistado em nível local, estadual e nacional pelos alunos cruzeirenses. “A Escola São José, assim como muitas outras em nosso município, é um celeiro de medalhistas e menções honrosas. Estamos todos cheios de orgulho, e tenho certeza de que muitos estudantes já olham a Matemática com mais carinho e dedicação, por conta de exemplos como esse”, comentou.

O próximo simulado será realizado no dia 8 de agosto. A Obmep disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos há videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes. As escolas inscritas podem acessar o site www.obmep.org.br › simulados.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  No Bujari, escola-modelo será construída em 2021, enquanto outras passam por reformas na zona rural

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Uniformes devem conter tipo sanguíneo de alunos de escolas no Acre, determina lei

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA