RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Governo e Embrapa discutem a importância da cadeia do café na Amazônia

Publicados

Geral

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), vai participar da segunda live da série  “Amazônia em Foco”, com a temática “Robustas Amazônicos: café com sustentabilidade”, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A transmissão ao vivo será nesta sexta-feira, 22, às 16 horas (pelo horário de Brasília), no canal da Embrapa no Youtube (www.youtube.com/embrapa). Os convidados para debater o tema são Eufran Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre, Edivan Azevedo, secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Alaerton Marcolan, chefe-geral da Embrapa Rondônia e Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia.

O café é uma importante cultura de alcance global. O Brasil é o maior produtor e exportador, além de ter o segundo maior mercado consumidor. Na região Norte, Rondônia é o primeiro Estado no ranking de produção, sendo o quinto maior do país e o segundo da espécie canéfora. Para a safra de 2020, é esperada uma produção superior a 2,3 milhões de sacas por hectare.  O Acre é o segundo maior produtor de café da região, com produção de 32.817 sacas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia Também:  Jovem perde 31 kg em 10 meses e cria blog para incentivar obesos

“No Acre e Rondônia, as áreas cultivadas com café encontram-se em franca expansão, o que representa uma oportunidade de agregação de valor ao produto e da geração de empregos no campo”, afirma Eufran Amaral.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Comunidade de Tarauacá investe na produção de banana

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA