O MP-AC divulgou uma nota sobre a investigação e afirmou que recebeu vários relatos divulgados na imprensa acreana com fotos do suposto churrasco. Foto: Arquivo da Família

O Ministério Público do Acre (MP-AC) iniciou uma investigação para apurar se o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e a esposa dele, a deputada estadual Meire Serafim, desrespeitaram as recomendações de isolamento e promoveram um churrasco no último fim de semana em um encontro político.

O MP-AC divulgou uma nota sobre a investigação e afirmou que recebeu vários relatos divulgados na imprensa acreana com fotos do suposto churrasco. A nota afirma também que é apurada a ida do casal em um velório na cidade.

O velório teria ocorrido no último dia 10. No dia 12, a deputada Meire fez um teste rápido e testou positivo para a Covid-19. O prefeito Mazinho Serafim também fez o exame, mas, segundo ele, o resultado foi negativo.

O MP-AC destaca que o casal é investigado na esfera civil e criminal. Na esfera civil, a apuração vai tentar descobrir se o prefeito e a deputada cometeram crime de improbidade administrativa. Por terem foro privilegiado, o MP-AC diz que pediu providências sobre o assunto na Procuradoria Geral de Justiça.

Exame positivo

O prefeito explicou que a esposa está em Rio Branco isolada em um apartamento da família após o teste positivo para a Covid-19. O gestor disse que ainda não foi notificado e nem chamado oficialmente para prestar esclarecimentos sobre a situação.

“Se o Ministério Público quiser que eu esclareça algo, estarei pronto. Minha esposa não sabia que estava com Covid-19. Fizemos um teste rápido porque teve um problema com as próteses dos seios e estava tratando um problema da coluna também. Então, esses problemas estavam causando mal-estar nela e falei para fazermos o teste. Também fiz e deu negativo. Depois mandei ela para Rio Branco, fez uma tomografia, mudaram os remédios e ela está se recuperando”, defendeu.

“Minha esposa está abalada com tudo isso, além disso está tratando da doença. Esse negócio [Covid-19] pegou no pulmão dela. Não quero que fique nervosa. Estou em Sena com minhas filhas e ela em Rio Branco. Neste sábado [16] fiz outro teste e também deu negativo”, pediu.

A reportagem tentou falar com a deputada, mas o prefeito afirmou que a esposa está debilitada com os pulmões fragilizados e pode passar mal ao ser questionada sobre o assunto.

Foto mostra Mazinho Serafim e André Maia durante um encontro polícia, afirma Serafim — Foto: Prefeitura de Senador Guiomard.

Encontro político

Segundo Serafim, as imagens que divulgaram e associaram com um churrasco foi um encontro entre ele e o prefeito de Senador Guiomard, André Maia, que esteve em Sena Madureira com um assessor e o motorista, no sábado (9), para falar sobre a produção de asfalto na usina da cidade vizinha.

As fotos foram tiradas pelo assessor de Maia e divulgadas nas redes sociais. Em uma delas, aparecem quatro pessoas na cozinha de Serafim sem máscaras porque, segundo o prefeito, eles iriam começar a comer. A deputada Meire Serafim não aparece nos registros.

“As pessoas vão ter que provar o churrasco que fiz. O prefeito André veio almoçar na minha casa e na mesa estavam, tem foto para provar, eu, o André e dois assessores. Estávamos em quatro pessoas. O prefeito André veio a trabalho, não veio passear”, pontuou.

As demais imagens mostram os gestores na usina de asfalto de Sena Madureira. O prefeito André Maia fez um teste rápido após a ida na cidade vizinha e o testou negativo para a doença.

O prefeito André Maia confirmou que esteve na cidade vizinha em um compromisso de trabalho para visitar a usina de asfalto. Ele contou que chegou por volta das 11h, na hora do almoço, e foi convidado por Mazinho para almoçar com ele.

Maia destacou que tem tomado todos os cuidados, tanto no município que administra, quanto em viagens a trabalho para não ser contaminado com o novo coronavírus. O prefeito criticou a investigação do MP.

“Não tinha churrasco, não avisei o horário certo que ia chegar. Por ser profissional da saúde, tenho tomado todos os cuidados tanto no meu município quanto em viagens. Mantemos o distanciamento, estávamos de máscaras e, claro, tiramos para o almoço. É muito triste em um momento desse de pandemia, com tanta gente morrendo, os sites politiqueiros fazendo matérias sensacionalistas e me admira o MP fazer investigação com meu colega Mazinho, quero me solidarizar a ele”, disse.

Velório

Sobre o velório, o prefeito Mazinho Serafim confirmou que ele e a esposa foram ao velório de uma criança no dia 11, mas seguiram todas as regras de distanciamento e usaram máscaras. Ele ressaltou também que a deputada Meire ainda não sabia que estava com a doença.

“Estou processando três sites por divulgar as coisas sem autorização e sendo injustos. Ela não sabia que tinha esse negócio. O velório foi na segunda e a deputada descobriu que estava doente na terça à tarde. Inclusive, no velório ainda doei 50 máscaras”, finalizou. Por Aline Nascimento, G1 Acre