A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia a 3ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza a partir da próxima segunda-feira, dia 11, durante período que se estende até o dia 17 de maio.

A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral. Neste contexto a campanha de vacinação consiste em uma ação de interesse nacional, sendo os grupos prioritários atores sociais importantes no processo de prevenção e controle da doença.

A vacinação contra Influenza tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Nesta fase, terão prioridade: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Nessa etapa, a Secretaria Municipal de Saúde continuará adotando várias estratégias, a fim de evitar aglomerados de pessoas no ato da vacinação, como: drive-thru (vacina sem sair do carro); vacinação nas Unidades Hospitalares (Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana) e; vacinação nas Unidades de Saúde.

Nas etapas anteriores foram vacinados, em Rio Branco:

Trabalhador de Saúde: 7.722

Idosos: 26.905

Profissionais da Segurança: 2.355

Caminhoneiros: 122

Trabalhadores de transporte Coletivo: 225

Portadores de Doenças Crônicas: 6.243