RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Em uma semana, 1,2 mil detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco já foram vacinados contra H1N1

Publicados

Saúde

Assessoria – Diante disso e, com a pandemia de Covid-19, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), antecipou a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 nos presídios de Rio Branco.

A campanha teve início na última segunda-feira, 4, e ao longo de uma semana já alcançou 1.200 presos no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Até o momento foram vacinados detentos de seis dos 15 pavilhões da unidade. Após a conclusão do Complexo, serão vacinados os detentos da Unidade de Regime Fechado nº 2, conhecida como Antônio Amaro e o presídio feminino.

De acordo com a gerente de Saúde do Iapen, Ingrid Kariny Suárez, o índice de aceitação dos detentos é alto, o que possibilita a imunização de grande parte da população carcerária. “Um ponto importante é que, durante a aplicação das vacinas, a equipe de saúde realiza uma triagem, pois pacientes com sintomas gripais não podem ser vacinados”, destacou.

“Desta forma, eles aproveitam para avaliar se os detentos estão com febre e se estão saturando normalmente, o que também é uma forma de identificar possíveis casos suspeitos de Covid-19”, disse.

Leia Também:  Curso de Primeiros Socorros é realizado na UPA do 2° Distrito

Ela também explicou que, com a imunização dos presos, é possível delimitar melhor o público com possíveis sintomas de contaminação por coronavírus. “Como estamos vacinando a população carcerária contra o vírus H1N1, caso estes presos apresentem algum sintoma gripal, nós já descartamos o H1N1 e passamos a trabalhar diretamente com a suspeita de Covid-19”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FAB mantém operação para vacinar índios de 39 aldeias no Acre
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA