RIO BRANCO
Search
Close this search box.

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Com 50 novos casos: Acre tem recorde de testes positivos do COVID-19, 404 infectados, 19 mortos e 141 curados

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) comunica que subiu para 19 o número de mortos por infecção de coronavírus no Acre e que, nas últimas 24 horas, 50 novos casos de contaminação pela doença foram registrados, fazendo com que o estado salte de 354 para 404 casos.

Por volta das 21 horas desta quarta-feira, 29, o aposentado F. V. N., de 83 anos, morreu vitimado pela doença, no Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele estava internado no PS desde a última terça-feira, 21. O óbito do aposentado já tinha sido incluído nas estatísticas de casos positivos.

Até o momento, 2.831 casos foram notificados, dos quais 1.770 foram descartados. Outros 657 seguem aguardando análise laboratorial.

As informações são do Centro de Infectologia Charles Mérieux, repassadas ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.

Confira o boletim na íntegra:

BOLETIM_COVID-19_ACRE_30.04.2020
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bolsonaro terá de responder na ONU por declaração de Salles de aproveitar coronavírus para destruir meio ambiente

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Brasiléia realiza evento para celebrar o dia dos Povos Originários no município

Publicados

em

Nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Brasiléia promoveu um evento especial para celebrar e homenagear os Povos Indígenas Jaminawa que residem em contexto urbano do município.

Com objetivo de reconhecer ainda mais sua cultura e suas tradições, promover a conscientização sobre a inclusão e reafirmar os direitos previstos na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o dia foi marcado por uma programação diversificada e emocionante.

O evento teve início com a presença de autoridades dos três poderes constituídos ( Executivo, Legislativo e Judiciário), convidados, incluindo a representante dos Povos Originários – Marilza Jaminawa, a Secretária de Educação – Francisca Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente representando a Prefeita Fernanda Hassem- Professor Val, Presidente da Câmara Municipal- Marquinhos Tibúrcio, Promotor de Justiça do MPAC- Dr. Juleandro Martins, Gerente de Organismo de Política para as Mulheres ( OPM), Suly Guimarães, Coordenadora do Núcleo de Educação – Maria Cecília e o Juiz da Vara Civil de Brasileia Dr. Robson Medeiros.

Durante as atividades culturais promovidas pelos os povos originários da etnia Jaminawa que vivem em condição urbana no município e enalteceram as tradições dos Povos Indígenas. Além da realização do Programa Criança Feliz para as crianças indígenas da comunidade.

Leia Também:  Prefeitura de Epitaciolândia leva atendimento para homens na UBS Alberto Florêncio, no Rubicon

No Brasil existem aproximadamente 260 povos indígenas. O censo de 2022 mostra que são mais de um milhão e meio de pessoas. No Acre são aproximadamente 36 terras indígenas de 16 povos de etnias diferentes.

Em Brasileia temos 56 famílias no total sendo 224 pessoas indígenas da etnia Jaminawa vivendo em contexto urbano.

Os Povos Originários são exemplos de luta e resiliência, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente Prof Val.

“Quero agradecer a gestão municipal em nome da prefeita Fernanda Hassem que proporcionou esse momento como os Povos Originários. Esse evento representa reconhecimento e o respeito pelos povos indígenas,são exemplo de luta e resiliência ao longo da história”,disse.

Marilza Jaminawa representante da comunidade fala da homenagem especial recebida.

“é muito importante e especial quando a gente ver que somos vistos e valorizados, estamos sendo homenageados e que poder público estar aqui conosco para nos apoiar”.

O Promotor de Justiça Dr. Juleandro Martins,prestigiou falou da importância da homenagem.

“Quero reconhecer os avanços que foram feitos nessa comunidade, sabemos que ainda precisam ser ajustadas políticas públicas, mas o fato é que muito já avançou. Hoje é um dia muito simbólico para reconhecer a cultura, a resiliência e a força desse povo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Brasileia realiza Projeto Bolsa Família na Comunidade no bairro Leonardo Barbosa

Para o Juiz vara Civil de Brasiléia Dr. Robson Medeiros,os povos originários são de fundamental importância para a história de nosso país.

“O Poder Judiciário está sempre de portas abertas por causa dos povos originários, nós estamos voltados para atender de forma mais atenciosa suas demandas. Agradecer o poder público municipal por essa importante iniciativa”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA