Os deputados estaduais Jenilson Leite ( PSB) , médico infectologista, e Fagner Calegário ( sem partido) doaram rolos de TNT para os estudantes de medicina e outros cursos de vários faculdades que estão na UFAC produzindo equipamentos de proteção individual ( EPI’s) para ajudar no combate ao covid-19. Mais de 100 alunos participam da iniciativa.

Sensibilizado com a situação dos profissionais da saúde que estão na luta contra o coronavírus, um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiu, por iniciativa própria, começar a confeccionar aventais e protetores faciais de baixo custo para serem distribuído nas unidades de saúde, em todo o estado.

O projeto começou dia 20 de Março, inicialmente a meta era 5.000 mil protetores, 5.000 mil aventais de plásticos e 5.000 mil de TNT. No momento os acadêmicos já confeccionaram mais de 3.000 mil protetores faciais não permanente e mais de 100 protetores faciais permanentes e mais de 5.000 mil aventais. No entanto viram que para atender o estado precisariam de 106 mil aventais de plástico, 106 mil aventais de TNT e 106 mil protetores faciais durante três meses, mas a quantidade de protetores será reduzida pois já estão produzindo os protetores permanentes.

Para confeccionar os EPI’s , os estudantes dependem de doações. Dessa forma, os deputados estaduais Jenilson Leite e Calegário resolveram fazer a doação de TNT, a entrega foi realizada nesta terça-feira no local onde eles estão confeccionando o material.

Segundo Jenilson Leite, que também é médico, a iniciativa é louvável porque somente a união de todos será possível vencer a pandemia. Além disso, é necessário que os profissionais de saúde tenham EPI’s para se proteger. ” Estamos abraçando essa causa para que possamos resguardar nossos heróis da saúde. Vencer o covid-19 exige a união de todos”, disse o deputado.

Para o deputado Calégario a atitude é maravilhosa, mas a parte triste é saber que o Estado não está apoiando. ” No que depender de mim estarei auxiliando, e tudo que for para o bem da sociedade acreana terá meu apoio”, disse.