O senador Sérgio Petecão (PSD) solicitou nesta terça-feira (14) que o Ministério das Relações Exteriores tome providências quanto aos peruanos retidos no lado brasileiro da fronteira em Assis Brasil, impedidos de retornarem ao seu país devido ao fechamento da fronteira peruana em decorrência às ações de combate ao COVID-19.

Em um oficio enviado ao Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga de Araújo, o senador Sérgio Petecão, pede providencia devido a aglomeração dos peruanos no município da fronteira, já que muitos peruanos estão vindo de regiões brasileiras onde há a crescente contaminação comunitária do COVID-19.

“Tive uma conversa, por telefone, com o prefeito Zum; e ele fez um apelo às autoridades do estado e à bancada federal. Como coordenador da bancada, fiquei sensibilizado diante aos fatos relatados pelo prefeito. Segundo ele, mais de 300 imigrantes – que estavam de passagem pelo Brasil – estão retidos no lado brasileiro da fronteira. Assis Brasil é um município pequeno e sua infraestrutura não comporta os gastos desta natureza. São três refeições diariamente, mais outros gastos. As pessoas estão aterrorizadas por conta do convívio com os irmão do outro país em razão do coronavírus”, disse o senador.

Desde o fechamento da fronteira, a prefeitura de Assis Brasil tem arcado com a alimentação, higiene pessoal, saúde e abrigos improvisados aos imigrantes, o que vem onerando os cofres da administração local. Destaca o oficio enviado ao ministro.

Veja o oficio: