O Rio Tarauacá, que fica na cidade de mesmo nome, interior do Acre, transbordou no início da noite desta segunda-feira (23). Os primeiros bairros atingidos são: Senador Pompeu e Triângulo.

Não há registros de famílias desabrigadas ou desalojadas no município. O Corpo de Bombeiros do Acre informou que o rio está 40 centímetros acima da cota de transbordo, que 9,50 metros.

“Agora às 18h estava 9,90 metros. Está 40 centímetros acima da cota de transbordamento e 1,40 metro acima da de alerta. Não temos ainda desabrigados ou desalojados, temos muitas ruas alagadas, principalmente no bairro da Praia, que é um dos primeiros que alaga, só que não tivemos solicitação de remoção”, explicou o major Cláudio Falcão, da assessoria dos bombeiros.

O major relembrou que o rio na cidade oscila muito. A população, acostumada, já constrói as casas bem elevadas para não ser atingidas pelas águas.

“Só quando chega aos 11 metros ou 12 metros que começam as retiradas das famílias. O rio aumenta e tem vazante muito rápido. Temos muita chuva em todo estado, não está fora da média, mas estamos em março e chove muito”, acrescentou.

Apesar da cota elevada, Falcão disse que a situação que está dentro do esperado.

“A previsão é de aumentar de hoje para amanhã. Tarauacá é o único município do Acre fora do comum porque aumenta e vaza muito rápido, teve um ano lá que o rio transbordou nove vezes”, concluiu. Por Aline Nascimento, G1 Acre