Um caminhão furgão carregado com mais de 16m³ de madeira ilegal foi apreendido, nesta sexta-feira (21), na rodovia AC-40, em Senador Guiomard, no interior do Acre. O motorista, que estava sozinho no veículo, foi detido em flagrante por crime ambiental.

O homem informou à polícia que saía de Boca do Acre (AM), onde pretendia voltar com uma carga de banana. No caminho, ele encontrou com um veículo tombado na estrada e acabou pegando a madeira para levar até Rio Branco.

Do total de madeira ilegal, pouco mais de 10 m³ era da espécie samaúma, 1,4 m³ da espécie angelim e outros 1,4 mulateiro. Segundo o 4º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PM-AC), a carga não tinha documentação de origem florestal.

“Esse caminhão passou em frente ao batalhão em Senador Guiomard, a gente achou suspeito por conta do horário e por estar com uma carga aparentemente pesada. Aí, a gente resolveu fazer o acompanhamento e fazer a abordagem dele. Foi quando encontramos 16 m³ de madeira ilegal. Esse tipo de caminhão é muito utilizado para essa prática criminosa de transporte ilegal de madeira”, afirmou o tenente da PM Dário Almeida.

Além do motorista, a madeira e o caminhão apreendidos foram levados para a delegacia de Senador Guiomard para os procedimentos cabíveis.