RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Polícia

Polícia Federal deflagra Operação Lâmpades que desarticula ala feminina de facção

Publicados

Polícia

Ascom/PF – Mais de 80 policiais federais cumprem 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista/RR, Guarulhos/SP, São Paulo/SP e Tauaracá/AC. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual, em Roraima.

Conforme indícios angariados em inquérito policial, as mulheres da facção, que comporiam uma ala feminina específica dentro do grupo, estariam atuando com mais volume e intensidade para a organização criminosa na prática de diversos crimes.

Elas estariam atuando em áreas tidas como estratégicas do grupo, tais como o controle e guarda de drogas e armas de fogo, o estabelecimento de relacionamento entre criminosos de dentro do sistema prisional com os de fora e, inclusive, a indicação de membros para outros setores específicos. Também teria sido observado o possível envolvimento de suspeitas com “tribunais do crime”.

Diligências policiais apuraram que as mulheres seriam vistas pelo grupo como sendo menos expostas aos riscos da prática de crimes, como a prisão, pelo qual passariam a receber tais papéis de maior relevância para o grupo.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra a 5ª fase da "Operação Carreteira Cerrada" e cumpre 20 mandados judiciais contra ações criminosas

Uma das suspeitas, que está se graduando em direito e teria como função a de estabelecer o relacionamento entre criminosos de dentro e fora dos presídios, buscaria defender interesses de membros da facção junto a entes públicos relacionados à execução de sentenças e ao dia-a-dia prisional, como a busca pelo cumprimento de supostas garantias a direitos humanos. Pelos serviços, a suspeita receberia uma remuneração da facção, bem como o pagamento de sua faculdade.

Toda a ala feminina da Região Norte seria coordenada por duas foragidas a partir do estado de São Paulo, com mandados de prisão expedidos relacionados a crimes como roubo e tráfico de drogas.

As investigadas poderão responder, dentre outros, pelos crimes de participação em organização criminosa, com penas aumentadas até metade pelo uso de armas de fogo pela organização e agravadas pelo exercício do comando desta, pelo tráfico de drogas e pela associação para o tráfico. Se condenadas, as penas podem ultrapassar os 25 anos de prisão.

Segundo a mitologia grega, Lâmpades seriam ninfas (espíritos femininos) que habitariam o reino dos mortos, vagando pelo submundo.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Polícia

Polícia Militar apreende mais de 5kg de drogas, em uma residência no bairro Eldorado, em Rio Branco

Publicados

em

Após uma denúncia via 181, as companhias CPCães e CPChoque, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMAC, apreenderam cerca de 5,5kg de maconha, em uma residência no bairro Eldorado, em Rio Branco.

Duas pessoas foram presas durante a ação, realizada com apoio do cão policial Odin.

Os militares interrogaram os dois criminosos, no local denunciado, que negaram a existência de entorpecentes. No entanto, ao realizarem buscas pelo terreno com o cão de faro Odin, foi localizada uma mochila enterrada, contendo vários tijolos de maconha, totalizando 5,495kg.

Após assumirem a propriedade das drogas, os homens foram presos e conduzidos à Delegacia de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após 4 meses foragido, suspeito de estuprar 2 crianças é preso em Xapuri
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA