RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Em Rio Branco, 150 homens estão na fila para fazer vasectomia em unidade de saúde

Publicados

Geral

Procedimento dura 20 minutos e é feito na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco — Foto: Reprodução

Mais de 280 cirurgias de vasectomia foram feitas em Rio Branco no ano passado. Os dados são do setor de Saúde do Homem no Acre. Diariamente, são feitas seis cirurgias e há fila com cerca de 150 homens esperando para o procedimento.

O procedimento é feito na Policlínica Joseh Alexandre, no bairro Tucumã, na capital acreana. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos. O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local e dura apenas 20 minutos.

O total de procedimentos realizados ano passado é semelhante a quantidade feita em 2018, quando também foram feitos mais de 280 cirurgias.

“Dá uma média de 24 por mês e mais de 250 vasectomias por ano. Tínhamos uma demanda muito reprimida quanto iniciamos os serviços em 2015. Mas, a gente avançou. Tem uma organização dos serviços para que toda semana esses homens, que estão aguardando para fazer a cirurgia”, explicou a responsável pelo setor, Jocelene Souza.

Leia Também:  Ameaçada de extinção, pacarana gestante faz ultrassom no AC

Para fazer o procedimento, o homem precisa seguir alguns critérios: ter acima de 25 anos, ser pai de dois filhos vivos e, se for casado, ter o consentimento da esposa.

Jocelene acrescentou que ainda há muita desinformação e preconceito entre os homens, mas que as campanhas de divulgação dos benefícios têm ajudado na aceitação.

“Muitos homens passaram a procurar. É um procedimento muito simples, rápido, o homem é acompanhado antes de fazer, é avaliado por um urologista. Então, é um procedimento que não tem nenhum tipo de consequência ruim”, definiu. Por Aline Nascimento, G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Bope participa de desfile ao aniversário de Puerto Alonso no Peru

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA