RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Turismo em áreas naturais é chave para o desenvolvimento econômico e social em regiões preservadas

Publicados

Cultura

Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais – Foto: Embratur

No Brasil, três dos destinos mais procurados pelos turistas têm atrativos naturais como fonte de interesse para os visitantes: Rio de Janeiro (que atrai 29,7% dos turistas), Florianópolis (17,1%) e Foz do Iguaçu (12,9%), segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Apesar das características singulares do território brasileiro, o estudo indica que as taxas de crescimento do turismo internacional no País foram de 0,6%, em 2017, e 0,5%, em 2018.

Entretanto, no Peru e na Argentina, de acordo com o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru e o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina, o crescimento em 2018 foi de 10% e 7,5%, respectivamente. Além disso, o turismo movimenta a economia: cada turista gastou, em média, US$ 53,96 por dia durante a passagem pelo Brasil.

Duas iniciativas em andamento em dois biomas brasileiros – Mata Atlântica e Pantanal – têm demonstrado que grandes remanescentes naturais em bom estado de conservação representam uma oportunidade única para impulsionar a economia regional. Além disso, os patrimônios cultural e histórico dessas regiões também são ativos importantes para fomentar o turismo e despertar o interesse em proteger áreas naturais.

A Grande Reserva Mata Atlântica e o Alto Pantanal têm como base o conceito criado pelo biólogo espanhol Ignácio Jiménez-Pérez, apresentada no livro Produção de Natureza: Parques, Rewilding e Desenvolvimento Local. A proposta defende que a produção da natureza seja a base para o desenvolvimento econômico e social de áreas que preservam importantes patrimônios naturais.

Leia Também:  Rio Branco sedia primeiro Congresso Estadual do Artesão Acreano

Dessa forma, a natureza passa a oferecer produtos e atrativos para serem comercializados de forma sustentável pelo turismo. Nesse sentido, a gestão adequada de áreas naturais protegidas com a finalidade de uso público – como parques nacionais, estaduais e municipais – pode trazer oportunidades permanentes de renda, principalmente às comunidades locais, a partir do investimento na proteção da área e em infraestrutura adequada para receber os visitantes.

A força da biodiversidade

O Brasil abriga a maior biodiversidade mundial, cerca de 20% das espécies do planeta. Dessas, a Mata Atlântica – bioma cujo território foi reduzido a 7% da sua cobertura original, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente – concentra 35% da biodiversidade vegetal nacional, além de cerca de 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

A área da Grande Reserva abriga o maior remanescente de Mata Atlântica, formada por 2 milhões de hectares localizados nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina e conectados por um mosaico de áreas naturais protegidas públicas estaduais e federais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

A região conta com espécies endêmicas, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa, e animais ‘topo de cadeia’ que indicam a qualidade ecológica do local, como a onça-pintada. O objetivo da iniciativa, que envolve uma grande rede de atores do empresariado local, poder público, academia, gestores de unidades de conservação, ONGs e pessoas sensibilizadas, é tornar a região um destino turístico de natureza como mecanismo para o desenvolvimento regional.

Leia Também:  Show do Forró Boys e Rodeio Raio de Lua é sucesso de público em Epitaciolândia

“O patrimônio natural que temos é um importante ativo para o desenvolvimento econômico e social. É preciso fortalecer a imagem da Mata Atlântica como destino turístico e estimular a visitação para que todos compreendam a importância da conservação e que a comunidade local aprimore cada vez mais os serviços oferecidos”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que também está à frente da iniciativa.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente.

Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade.

A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Festa do trabalhador em Cruzeiro do Sul terá o cantor Nadson O Ferinha e mais sete atrações

Publicados

em

A festa do trabalhador, em Cruzeiro do Sul, no dia 30, além da atração nacional, o cantor Nadson O Ferinha, contará com outras sete atrações. O evento realizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, governo do Estado e Associação Comercial, terá início às 21 horas na Praça Orleir Cameli e seguirá até às 3h da manhã, totalmente gratuita.

Os empreendedores farão parte da festa com vendas de bebidas e alimentos, além de outros itens no local. As inscrições para quem quiser participar do evento com vendas, serão feitas a partir da terça-feira, 23, na secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Inovação, no prédio da Prefeitura.

O prefeito Zequinha Lima, avalia que será uma oportunidade de entretenimento e também de bons negócios para vários setores, antes e durante o evento. ” Tão logo anunciamos a atração, vários empreendedores passaram a fazer contato para saber sobre as inscrições para a venda de alimentos, bebidas e outros Itens. O show vai atrair muita gente e virou notícia. Então é uma oportunidade a mais para os empreendedores que estão se mobilizando já para o evento. O comércio de roupas, calçados, da beleza, dos táxis, mototáxis e de bebidas e alimentos, serão beneficiados. Pessoas das cidades próximas também vem e Isso tudo gira e aquece o nosso comércio. Todos ganham com essa festa em homenagem do Dia do Trabalhador”, destaca o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Sagrado Indígena: Sobre realidades que escapam às palavras…

Confira a programação da Festa do Trabalhador em Cruzeiro do Sul.

21h – DJ Nascimento

21h30- Grupo Tucumã

21h45- DJ Johnata Nascimento

22h – Eré Safadão

23h- Elian Máximo

00h – NADSON O FERINHA

01h45 – Banda Forró Gaiato

02h30- Alemão DJ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA