RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Justiça revoga decisão que determinava devolução de gado apreendido pelo ICMBio na Resex Chico Mendes

Publicados

Geral

A Justiça Federal no Acre revogou a decisão que determinava a devolução de 44 animais apreendidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dentro da Reserva Extrativista.

A decisão foi assinada pelo juiz federal Jair Araújo Facundes, nesta quarta-feira (11). O produtor Lucas Gonçalves de Oliveira entrou na Justiça contra o ICMBio após ter os animais apreendidos, no mês de outubro, sob alegação de descumprimento de embargo.

Porém, o Instituto entrou com recurso e alegou que o produtor ‘ocupa irregularmente a Reserva Extrativista, não podendo exercer nenhuma atividade naquela unidade de conservação, muito menos na área embargada’.

Além disso, o ICMBio afirmou também que o rebanho do produtor ultrapassa 400 animais dentro da área. Ele teria sido ainda notificado duas vezes para retirar os animais da Reserva Chico Mendes.

Ao G1, o advogado do produtor, Paulo Mazzali, disse que vai recorrer da decisão. Segundo ele, o cliente não possui a quantidade de animais descrita pelo ICMBio no processo.

“A decisão não foi baseada na verdade, do que realmente aconteceu. Tomaremos providências com relação a essa decisão com recurso cabível. Uma reportagem de 2018 diz que na Reserva Chico Mendes tem 30 mil cabeças de gado. Tem pessoas que têm 700 cabeças de gado. Com o Lucas foram apreendidas 44 cabeças de gado. Lutaremos pelo que é justo e tomaremos as providência”, destacou.

Leia Também:  MP Denuncia 12 por desvios na Petrobras desde 1997

O processo ressaltou também que o produtor cria animais juntamente com o pai na reserva. Segundo a Justiça, o pai do produtor também foi notificado para retirar os animais da área em um prazo de 180 dias.

“Diversamente do que fora relatado na inicial e acolhido na decisão agravada, a apreensão não resultou de ato arbitrário, mas sim de longo e cuidadoso trabalho de fiscalização, inclusive com recomendação e acompanhamento do Ministério Público Federal”, refirmou o juiz.

Já o advogado do produtor negou que ele desenvolve atividade com o pai na reserva.

“Se mobilizaram e estão em uma tentativa de misturar a pessoa do Lucas com a pessoa do pai dele, e isso não pode acontecer. Lucas não desobedeceu nenhuma decisão, estava lá de boa fé, mas o juiz seguiu um entendimento que foi trazido nos autos pelo Ministério Público Federal, que a gente não concorda”, concluiu. Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Caminhão carregado de cosméticos tomba na Via Verde, em Rio Branco

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA