RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Vereador Joelso Pontes entra com pedido de revogação, da medida cautelar, para ter o direito de sair de casa a noite

Publicados

Política

O vereador Joelso Pontes (PP), acusado de integrar uma organização criminosa que fraudou licitações e contratos administrativos da prefeitura de Brasileia, no período de março de 2013 a junho de 2016, na gestão do ex-prefeito Everaldo Gomes, entrou com pedido de revogação da medida cautelar que o obriga a recolher-se todos os dias, a partir das 19 horas, à sua residência. Esse pedido deve ser analisado pelo juiz Clóvis Lodi, da Vara Criminal do município, antes do recesso forense que começará no dia 20 de dezembro.

Pontes, único vereador de Brasileia preso no exercício do mandato até então, foi encarcerado, preventivamente por mais de 60 dias em Rio Branco. Quando ganhou a liberdade provisória, a justiça determinou que fosse imposta as medidas cautelares de comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades; de proibição de frequentar bares e estabelecimentos similares; de recolhimento domiciliar a partir das 19h; de proibição de manter contato pessoalmente ou através de terceiros com os demais acusados e com as testemunhas; de proibição de ausentar-se do município por mais de 15 dias sem autorização judicial; e de suspensão da função de vereador, sem ônus para a Câmara de Vereadores.”

Leia Também:  Moisés Diniz diz que jornalistas precisam de liberdade e não algemas

A época da prisão preventiva, a justiça afastou o vereador do mandato, por compreender que não era razoável permitir que ele continuasse a se utilizar do das prerrogativas da função enquanto se encontrava recolhido ao sistema prisional.

O caso

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra dezesseis pessoas no município de Brasileia, dentre elas o vereador Joelso Pontes. Os denunciados são acusados de desvio de dinheiro público, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário de Gladson Cameli fecha turmas do EJA e desemprega professores contratados no início do ano
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA