RIO BRANCO
Search
Close this search box.

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Com secretário especial do Ministério da Agricultura, Acre debate regularização fundiária e agronegócio

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Pequenos, médios e grandes produtores rurais, lideranças indígenas e comunitárias, além de diversos parlamentares e instituições públicas estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 6, no auditório do Sebrae, para uma audiência pública que discutiu temas ambientais, indígenas, fundiários e agrários na Amazônia Legal.

O secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Luiz Antônio Nabhan Garcia foi quem conduziu a audiência, destacando que na próxima terça-feira será assinada a Medida Provisória da Regularização Fundiária que vai facilitar o título da terra para os mais de 1 milhão de produtores rurais no Brasil que não possuem esse documento.

O principal objetivo desta iniciativa do governo federal é conhecer as necessidades vivenciadas na zona rural e encontrar alternativas que propiciem o desenvolvimento regional.

“Já existe uma parceria muito forte com o governo do Acre, que também é um governo novo, e o governo federal. Nós precisamos produzir. O brasil só na agricultura tem pouco mais de 7% do seu território. Tem uma coisa que precisa ficar bem clara a todos: a Amazônia brasileira é do Brasil, é do cidadão, é nossa. O Acre faz parte da Amazônia Legal, existem interesses econômicos e o governo brasileiro vai fazer prevalecer a soberania. Nós estamos aqui receptivos aos investidores e aos investimentos, respeitando a legislação”, conta o Luiz Garcia.

Leia Também:  E agora Cameli? Professores fazem manifesto em frente à Casa Civil, fecham rua e pedem contratação em concurso

Grande entusiasta do agronegócio como novo modelo de prosperidade econômica e social para o Acre, o governador Gladson Cameli vê a audiência pública como uma excelente oportunidade de debater o desenvolvimento da produção agrícola e a regularização fundiária, incluindo a preservação do meio ambiente.

Para o secretário estadual de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel: “O governo do Estado está disposto a ouvir a todos, não importa o tamanho. O que queremos é inserir todos no agronegócio e fazer esse estado independente economicamente. E isso só será possível através da produção rural”.

Entre as centenas de presentes no evento, se encontra o produtor rural Josias Silva, morador da divisa do Acre com o Amazonas. Representante de várias comunidades agrícolas da região e enfrentando uma reintegração de posse, ele conta que esse é o momento de se fazer ouvir e acredita que o governo terá um novo tratamento com os produtores.

“Com muita fé, aqui vai sair alguma coisa. A gente tem um norte e só queremos opções para sermos direcionados. Entre morrer de fome e lutar para sobreviver, vamos lutar para sobreviver”, conta.

Leia Também:  Prefeito Jailson Amorim realiza atendimento itinerante nas comunidades rurais de Rodrigues Alves

A audiência pública contou ainda com a presença dos deputados federais Mara Rocha e Alan Rick, deputados estaduais, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgãos de justiça e controle, além de lideranças indígenas.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Epitaciolândia avança na recuperação de ramais, comunidade do Baixa Verde é atendida

Publicados

em

Assessoria – Dando sequência ao programa de recuperação de ramais, a prefeitura de Epitaciolândia continua avançando na recuperação de ramais e reconstrução de pontes, os serviços de limpeza e piçarramento já estão sendo concluídos no Ramal da Baixa Verde.

Dezenas de famílias estão sendo atendidas, além disso, vai garantir o transporte escolar, segundo o prefeito Sérgio Lopes, a meta é aproveitar bem o verão e avançar cada vez mais.

“Estamos trabalhando de forma intensa na recuperação de pontes e melhoramento de ramais, estamos concluindo os serviços de limpeza e piçarramento do ramal da Baixa Verde, além disso, estamos trabalhando em outros ramais e reconstruindo várias pontes para garantir o direito de ir e vir e o escoamento da produção aos nossos produtores rurais. ” Pontuou

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, recebe medicamentos com quantidade suficiente para cerca de 90 dias
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA