I Feira Ecoflores realizada em Rio Branco com peças de jardinagem, plantas ornamentais, medicinais e peças de cerâmica (Foto: Angela Peres)

Nas últimas duas décadas, Rio Branco tem se modernizado e a partir do seu resgate cultural e uma política que proporcione melhoria da qualidade de vida através de bem estar e embelezamento da cidade, atrai atenção de quem aqui chega.

A prefeita Socorro Neri lançou o “Desafio Verde”. Um programa que será desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente – SEMEIA, que distribuirá 15 mil mudas de árvores. O objetivo é oportunizar a população a melhorar a qualidade do ambiente urbano e elevar ainda mais o paisagismo da nossa cidade.

Arvores urbana desempenham funções importantes para os cidadãos e o meio ambiente, tais como benefícios estéticos e funcionais que estão muito além dos seus custos de implantação e manejo. Esses benefícios estendem-se desde o conforto térmico e bem-estar psicológico dos seres humanos até a prestação de serviços ambientais indispensáveis à regulação do ecossistema.

Um recente estudo do IBGE registra um péssimo desempenho dentre as cidades médias, com população de 100 mil a 200 mil habitantes: 34,6% das residências não têm árvores no entorno.

Cada pessoa poderá pegar um kit com até três mudas e um quilo de composto orgânico para preparar a terra onde vão ser plantadas.

“Nós queremos uma cidade mais limpa, mais verde, mais limpa, que cuida melhor do meio ambiente. Cada um de nós precisa fazer a sua parte, e por isso nós estamos hoje estimulando com essa campanha, com doação de mudas, para que cada morador possa ter no seu ambiente familiar uma planta ornamental ou frutífera, por exemplo“, declarou Socorro Neri.

Haverá ainda premiação para dez participantes. Ganharão uma Rosa do Deserto, pessoas sorteadas dentre as que postarem nas redes sociais o processo de plantação da muda usando a hastag #desafioverde. Também é preciso curtir os perfis da Semeia e da Prefeitura de Rio Branco no Facebook e no Instagram. O sorteio será ao vivo no Facebook da Semeia, no dia 9 de dezembro.

As mudas estão sendo distribuídas no horário das 08 às 12horas e das 14 às 17horas nos seguintes locais:

1. Prefeitura Municipal de Rio Branco Endereço: Rua Rui Barbosa, 285 – Centro

2. Horto Florestal Endereço: Rua Antônio da Rocha Viana, s/n – Bairro Procon

3. Centro Cultural Dona Nenem Sombra Endereço: Rua 16 de Outubro, s/n – Bairro Quinze

4. Centro Cultural Thaumaturgo Filho Endereço: Rua Luiz Z Silva, 420 – Bairro Manoel Julião

5. Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade – SMZC Endereço: Estrada da Sobral, 70 – Bairro Sobral

6. Secretaria Municipal de Educação – SEME Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 1.833 – Bairro Bosque

7. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Francisco Endereço: Estrada São Francisco, 1652 – Bairro São Francisco

8. Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosme Morais, no Calafate. Endereço: Estrada do Calafate, s/n – Bairro Calafate

A procura por mudas são muitas e o projeto vem despertando sobre a nossa responsabilidade ambiental, como moradores e responsáveis por parte das transformações do ambiente em que vivemos.

Que este Projeto possa servir de exemplo e que outros gestores copiem em seus municípios, afinal a natureza também é vida e cabe a nós ajudar preservá-la.

Com o objetivo de incentivar a população de Rio Branco a contribuir com a arborização e o paisagismo da cidade, a prefeita Socorro Neri lançou o Desafio Verde. Foto: Prefeitura de Rio Branco