A Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE) divulgou o calendário de renovação matrículas nas escolas públicas do estado. Desde o dia 4 de novembro, os pais e responsáveis de alunos matriculados estão recebendo uma ficha de pré-matrícula enviada pelas escolas.

Mas, a efetivação destas matrículas, será entre os dias 6 a 10 de janeiro de 2020. A mesma data vale para matrícula/envio dos alunos das escolas municipais para as escolas estaduais, da rede estadual para as escolas estaduais que estão concluindo etapas. No mesmo período também estão incluídos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, será também renovação de matrículas para alunos da própria escola, daqueles que já estão fazendo a pré-matricula até o final deste ano.

“Nós estamos trabalhando com a política de rede. Então, o que nós trabalhamos aqui em Rio Branco e o que acontece nas escolas do Juruá, em Sena Madureira é porque trabalhamos em rede para melhorar a qualidade da educação”, explica a diretora de ensino da SEE, Denise dos Santos.

Já para as novas matrículas, para alunos que não fazem parte da rede, a diretora informa que serão feitas por meio de um link, que ainda vai ser divulgado pela SEE, e serão feitas on-line na mesma data das rematrículas, porém a validação será entre 20 a 24 de janeiro, quando deve ser apresentada a documentação desse aluno.

De 13 a 17 de janeiro será o período de confirmação das matrículas encaminhadas.

“Para esse trabalho, nós já fizemos reunião com o município, com a equipe municipal. Nesse mesmo período os alunos das escolas estaduais que estão concluindo uma etapa, por exemplo, para que ocorra dentro do planejado”, explica.

De acordo com Denise, a rede estadual possui cerca de 150 mil alunos e tem capacidade para receber todo esse público e pelo menos mais 6 mil novas matrículas para o ano letivo de 2020.

Documentos para novos alunos

Os novos alunos devem apresentar certidão de nascimento; histórico escolar da escola de onde foi transferido; declaração de conclusão da última escola; RG e CPF, se tiver alguma deficiência, deve apresentar laudo comprobatório; alunos do 1º a 5º ano devem apresentar a carteira de vacinação atualizada e cópia da cartão do Bolsa Família para quem recebe o benefício. Do G1 Acre