A noite desta segunda-feira, 25, foi especial para os cidadãos e organizações homenageados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio – uma das maiores honrarias concedida para pessoas e instituições relevantes, que contribuíram para o fortalecimento e propagação da Cultura no município.

“Primeiro, a comenda faz uma justa homenagem a um dos maiores músicos do Acre, nosso amigo Hélio Modesto Sampaio, conhecido por Lins Sampaio. Homenageamos 17 pessoas e instituições, que merecem nosso reconhecimento, pois ajudam e ajudaram a construir uma importante história cultural na terra dos Nauas”, endossou o secretário de Cultura, Aldemir Maciel.

Uma ida do prefeito Ilderlei Cordeiro e do secretário Aldemir Maciel a Rio Branco já estava programada para que eles entregassem a honraria pessoalmente ao músico Alberto Loro, que faleceu recentemente. O artista foi homenageado na solenidade por sua importante contribuição artística para o Estado e a Amazônia.

Entre os homenageados destacam-se o Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanon) e a Missão Família Obra Irmã Demetria, como instituições. Já na categoria Sênior, a gestão apresenta os seguintes nomes, Maria Auxiliadora Soriano Rosas Cavalcante, Charles André Rosas Cavalcante, Francisco Benedito Ferreira da Silva, Maria José Freitas da Silva, Raimundo Gomes da Silva, Jânio Carlos Ramos Teixeira, Alexandre Sérgio, Rútila Ferreira Lima e Silva, Cleidson de Jesus Rocha, Carlos Augusto Assen de Carvalho, Audizio Gonzaga Dantas.
Na categoria Póstuma, Alberto Rodrigues de Brito Filho e Jouberth Lima de Sá.

Já na categoria Júnior, os agraciados são Rita de Cássia Albuquerque Andrade, com o segmento literatura; e Clerton Gaspar de Souza, na música.

Para o músico Carlos Augusto Assen de Carvalho, o momento foi de muita alegria. “Senti-me lisonjeado por receber essa honraria e agradeço em nome de toda a família Assen de Carvalho”, disse o artista, que se destacou nos festivais de cultura e música do Juruá.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado pelo professor e fazedor de cultura Charles André Rosas Cavalcante. “Foi uma satisfação imensa receber esse prêmio, que dedico a todos os artistas. Essa homenagem foi um presente, tendo em vista que ganhei no dia do meu aniversário”, frisou.

O grupo Missão Família foi referenciado na categoria instituição. Segundo a presidente Rosenir Saraiva, a demonstração de reconhecimento estimula as ações e fortalece os trabalhos de amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.